F1 – Rivais de “olhos arregalados” com o DED da Mercedes

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020 às 14:14

Sistema de direção de eixo duplo da Mercedes

Tiramos o chapéu para eles.
Espero que recebam um bônus em dinheiro.
Olhos um pouco arregalados.

Essas foram alguma reações do grid em relação ao DED – Direção de Eixo Duplo da Mercedes.

A Mercedes foi o assunto do paddock quando o F1 2020 começou na semana passada – e não apenas por causa de seu desempenho impressionante.

Os campeões mundiais adicionaram um novo acrônimo ao dicionário cada vez maior da F1 nos testes de inverno ao introduzir o DED, um sistema inovador que faz com que seus pilotos movam o volante para trás ou para frente, dependendo de estarem em retas ou curvas.

“O que aprendemos ao correr com isso agora é que sim, achamos que estamos felizes em tê-lo no carro e não faríamos nada assim se não pensássemos que haveria um ganho de desempenho”, afirmou. Valtteri Bottas, que estabeleceu o tempo mais rápido na primeira semana de testes.

“Ainda estamos aprendendo como usá-lo, em que tipos de sessões, áreas, condições os ganhos que realmente conseguiremos. E se será na classificação e na corrida, etc.”

“Para nós, foi um projeto muito grande e seria muito difícil copiar. Espero que possamos ter uma vantagem nisso. Estamos em um bom lugar com isso à frente das outras equipes”.

Bottas acrescentou que tinha ouvido falar pela primeira vez na Mercedes sobre o conceito DED há um ano.

Mas para os rivais da Mercedes, o dispositivo foi visto pela primeira vez em Barcelona. E aqui está o que eles tinham a dizer sobre isso …

‘Tiremos o chapéu para a Mercedes’, disse Mattia Binotto dos Vermelhos. É certamente visível. Mas é um divisor de águas? Acho que não.”

“Confiamos plenamente na FIA. Tenho certeza de que eles já tomaram a decisão certa ou a tomarão. Mas confio totalmente no que a FIA julgará. Não os contestaremos em sua decisão.”

“Vamos desenvolvê-lo? Acho que primeiro precisamos entender como funciona e qual seria o benefício de desempenho. Vamos analisar isso, sem dúvida, e se vale a pena desenvolver ou não.”

“Eu não tenho ideia se valerá a pena ou não, mas certamente vamos analisar. É todo um primeiro conceito de desenho, produção, homologação. Tem que ser seguro. Então, se for, acho que pode ser no meio da temporada, não antes.”

Max Verstappen, Red Bull
“É claro que eu não esperava isso. Parece bem claro como funciona. Mas não estou muito preocupado com isso. Também não é o meu trabalho.”

“Guio o carro, tento guiar o mais rápido possível com o que tenho e cabe à equipe ver o que é permitido, o que não é permitido, o que está entrando no carro – e eu dou feedback sobre o que está acontecendo o carro.”

Daniel Ricciardo, Renault
“Adorei ver isso. Tiramos o chapéu para eles, porque eles dominaram toda a era turbo, mas ainda assim eles estão forçando todos os outros. Deveríamos ser nós, e todos os outros, forçando-os e eles não estão ficando complacentes e é por isso que eles tem sido tão dominantes.”

“Eles estão dando o exemplo agora e, como concorrente, eu certamente respeito isso e é bom ver até onde eles estão dispostos a ir.”

“Nunca ouvi falar de um sistema como esse. Tenho certeza de que essa é a conversa está acontecendo em todas as equipes no momento”.

Pierre Gasly, Alpha Tauri
“Eu não sei quem é o cara que teve essa ideia, mas espero que ele receba um bônus em dinheiro ou algo assim, porque é uma ideia muito inteligente! Obviamente, veremos se podemos fazê-lo funcionar em nosso carro, mas é fascinante ver essas idéias se tornarem realidade.”

Andreas Seidl, McLaren (diretor da equipe)
“É sempre bom ver esses sistemas criativos, ainda mais impressionante ver a publicidade ao redor tão bem feita para a Mercedes. Acho que temos outros tópicos para focar onde podemos dar passos maiores no desempenho como equipe”.

Ferrari Sebastian Vettel
“Obviamente, se é verdade que está fazendo algo, o volante se torna mais do que apenas um volante, que você empurra e puxa. Um pouco mais como um avião!”

“Imagine que você está acostumado a correr de tênis de corrida, e então alguém lhe pede para usar chinelos. Você também pode fazer isso, mas parece muito diferente.”

“Obviamente, não é tão extremo, mas é só adicionar algo completamente novo e parecer estranho a princípio, mas, obviamente, se isso lhe der uma vantagem , você poderá executar a tarefa com bastante treino, então por que não? ”

Alan Permane, Renault (diretor esportivo)
“Acho que ficamos com os olhos um pouco arregalados sobre e como esse sistema funciona.”

Nota do editor: O Autoracing vai chamar o sistema de DED – Direção de Eixo Duplo, que é a tradução em português de DAS, Dual Axis Steering

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.