F1 – Revelados os detalhes dos pagamentos às equipes em 2014

quarta-feira, 13 de maio de 2015 às 10:25

Fórmula 1

A Ferrari recebeu mais dinheiro do que qualquer outra equipe da Fórmula 1 na temporada 2014 devido ao sistema de pagamento atual do campeonato, cujos detalhes foram revelados pelo site Autosport.

Ao final de cada temporada, a Formula One Management coleta renda de três fontes – taxas das corridas, direitos de mídia e “outros”, como patrocínio nos circuitos e hospitalidade. Ela então distribui 65 por cento da renda total entre as equipes.

No entanto, apesar de 50 por cento dessa renda ser distribuída entre as equipes com base em suas posições no campeonato de construtores, os outros 15 por cento são divididos entre Ferrari, Red Bull, Mercedes, McLaren e Williams – na forma de uma bonificação.

Essas bonificações foram estabelecidas pelas cinco equipes grandes por meio de acordos bilaterais no início de 2012, antes do término do Pacto de Concórdia.

Então, a Ferrari recebeu 67 milhões de dólares pela quarta colocação no campeonato de construtores em 2014, 25 milhões a menos do que a campeã Mercedes. Mas a Scuderia recebeu 97 milhões adicionais como bonificação, elevando sua renda total para 164 milhões, mais do que qualquer outra equipe.

A Red Bull, que terminou em segundo no campeonato de construtores, recebeu um total de 156 milhões de dólares – a segunda maior quantia – com a Mercedes em terceiro com 126 milhões.

A McLaren, que obteve apenas dois pódios e o quinto lugar no campeonato de construtores, foi a quarta equipe mais bem paga com 98 milhões. Já a Williams, que terminou em terceiro no campeonato e conseguiu nove pódios, ficou em quinto no ranking de pagamento com 83 milhões.

A Force India terminou uma posição e 26 pontos atrás da McLaren no campeonato de construtores, mas recebeu 38 milhões de dólares a menos do que a organização baseada em Woking.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.