F1 – Revelado o segredo da tração da Red Bull?

quarta-feira, 2 de outubro de 2013 às 19:32

Sebastian Vettel em Cingapura

A revista Racecar Engineering, uma das revistas técnicas mais prestigiosas no mundo do automobilismo, ofereceu uma explicação para as dúvidas sobre o massacre de Vettel na concorrência em Cingapura.

Na esteira do GP de Cingapura, totalmente dominado pela Red Bull de Sebastian Vettel, foram levantadas questões sobre se o carro estaria usando controle de tração. Isso é altamente improvável. Mas é provável que aqueles que sugerem que o RB9 corra usando CT não compreendam como tais sistemas trabalham, especialmente considerando que todos os carros correm com ECUs TAG 320 idênticos.

No entanto, a última edição da Racecar Engineering levanta uma solução alternativa, legal e altamente inovadora para o desempenho em curvas do RB9, o que também poderia explicar muitos dos problemas de confiabilidade da Red Bull. É teoricamente fácil modular o torque de saída e carregar o torque de entrada através de um motor/gerador elétrico usando capacitores, baterias, indutores e um sinal de feedback. As mudanças de torque ficam instantâneas e o controle é fácil e legal.

Se o torque for modulado em resposta à força normal dos pneus de encontro à pista (em resposta a uma pressão de choque, por exemplo) o potencial de tração não utilizado pode ser recuperado durante a fase de alta pressão (parte de cima das ondulações da pista) e a rotação em falso da roda durante as fases de baixa pressão (parte de baixo das ondulações da pista) pode ser retardada. Isto melhoraria o contorno e a saída de curvas, além da estabilidade de modo geral, especialmente em pistas onduladas como Cingapura.

AS - www.autoracing.com.br

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