F1 – Renault terá nova “unidade de potência” em 2015

Red Bull-Renault

A tensão entre a equipe tetracampeã mundial Red Bull e sua fornecedora de motores Renault permanece elevada. Antes do fim de semana em Montreal, a marca francesa anunciou que, no Canadá, seu motor V6 turbo iria finalmente chegar a “100%” do seu potencial.

De fato, Sebastian Vettel teve uma classificação sólida no sábado e vai alinhar no grid atrás apenas dos carros da ultra-dominante Mercedes. Mas quando perguntado sobre as melhorias da Renault no Canadá, o alemão disse: “Bem, sinceramente eu não sei de onde a conversa Renault vem. Eu acho que, no que toca a nós, sempre, obviamente, tentamos melhorar, mas nós não tivemos grandes passos aqui”.

O chefe da Red Bull também descartou tanta melhora. “Estamos com cerca de 60 cavalos de potência a menos em comparação com as equipes da Mercedes”, afirmou Christian Horner.

Espera-se também que os carros da Renault estejam no limite em termos de consumo de combustível durante as 70 voltas no Circuito Gilles Villeneuve. “A Mercedes passa sem problemas e não está no limite com o combustível, então é difícil”, comentou o sempre contundente Dr. Helmut Marko, da Red Bull. “Também vai ser muito difícil ficar à frente das duas Williams. Elas têm as maiores velocidades máximas aqui, então se nos ultrapassarem, não temos nenhuma chance”.

No entanto, Horner e Marko já separadamente confirmaram que a Red Bull continuará a ser alimentada pela Renault em 2015. Talvez porque os franceses garantam que irão produzir um novo motor no próximo ano. “Vamos olhar para o que os nossos adversários têm feito e o que está funcionando para eles”, declarou Remi Taffin ao jornal Kleine Zeitung. “No próximo ano teremos uma nova unidade de potência”, acrescentou o dirigente.

Marko já se referiu a algum tipo de prazo, que expira no GP da Áustria em duas semanas. Referindo-se ao “congelamento” no desenvolvimento de motores que está atualmente em vigor, ele explicou: “Os passos necessários precisam, então, ser tomados para a re-homologação para 2015. Vamos continuar a trabalhar pelo menos para ficar dentro de distância aceitável. Mas, em 2015, nós queremos ser capazes de vencer novamente”, concluiu o dirigente da Red Bull.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.