F1 – Renault revela mudanças “fundamentais” em seu motor

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015 às 9:19

Motor Renault V6 turbo

A Renault completou uma reformulação “fundamental” de seu motor de Fórmula 1 para a temporada 2015 na tentativa de ajudar a Red Bull a diminuir a diferença para a Mercedes.

Cyril Abiteboul, diretor de gerenciamento da marca francesa, declarou: “Nós sabíamos o que tínhamos de fazer durante o inverno e sabemos o que alcançamos. Acreditamos que demos um passo muito grande em termos de performance e que seremos mais confiáveis”.

“Não sabemos onde os outros estão: podemos não ter neutralizado todas as diferenças, mas estamos confiantes de que percorremos um longo caminho para recuperar a desvantagem da temporada passada”.

As fabricantes de motores podem mudar até 48 por cento de sua unidade para esta temporada, com modificações permitidas em qualquer ponto da campanha. A Renault diz que já usou a maioria de seus 32 passos de desenvolvimento disponíveis, mas vai deixar alguns para estágios posteriores.

O chefe técnico Rob White afirmou: “Fizemos algumas mudanças fundamentais visando ganhar performance e confiabilidade. Atualizamos todos os sistemas e subsistemas, com itens que proporcionarão mais performance sendo priorizados”.

“As principais alterações envolvem o motor de combustão interna (ICE), o turbo e a bateria. O ICE terá uma nova câmara de combustão, um novo sistema de escapamento e trombetas variáveis, como é permitido pelo regulamento de 2015. O compressor é mais eficiente, enquanto os sistemas de recuperação de energia podem suportar um uso mais severo”.

“A unidade de 2014 já estava bem posicionada em seu centro de gravidade; contudo, nós melhoramos o pacote para dar mais facilidade de integração com o chassi. Além disso, muitos sistemas e funções foram racionalizados e simplificados a fim de facilitar a tarefa. Resumindo, há poucas partes iguais entre as unidades de potência de 2014 e 2015”.

Remi Taffin, chefe de operações de pista, acrescentou: “Não vamos entrar em detalhes específicos a respeito de cada uma das partes que mudamos, mas chegaremos em Melbourne com um motor bem diferente da unidade do ano passado”.

A Renault também reestruturou seu departamento técnico. White foi nomeado chefe técnico e trabalhará junto com o ex-chefe de produção Jean-Paul Gousset, que agora é organizador de performance.

Também há um novo departamento de desenvolvimento, liderado por Naoki Tokunaga, que tem a meta de maximizar a performance e a confiabilidade em todas as equipes. Taffin assumirá um cargo expandido para supervisionar também as operações de fábrica.

Abiteboul disse: “A Fórmula 1 progride constantemente em alta velocidade. A categoria e a tecnologia evoluem e a competição nunca dorme, então Viry precisa evoluir na mesma velocidade. Não tivemos falta de recursos ou finanças em 2014, os recursos simplesmente não foram combinados a tempo ou usados em seu nível máximo”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.