F1 – Renault minimiza problemas de combustível para 2014

quinta-feira, 17 de outubro de 2013 às 13:03
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Formula 1

A Renault minimizou os temores de que as regras de motores da F1 2014 possam transformar as corridas em tocadas de economia chatas.

Enquanto as equipes e fabricantes se preparam para as mudanças radicais, tem havido uma preocupação crescente de que o limite de combustível poderia forçar os pilotos a apenas economizar ao invés de andar no limite.

Mas o chefe de motores da Renault afirma que a economia de combustível não será um problema maior do que é agora, e o limite pode realmente abrir batalhas estratégicas mais emocionantes.

O diretor técnico da Renault F1, Naoki Tokunaga, disse ao site Autosport : “Em termos de espetáculo, acho que as corridas serão diferentes mas continuarão a ser emocionantes.”

“Em um circuito onde você está limitado pelo combustível, se você acelerar tudo o tempo todo, então você não vai terminar”.

“Porque você tem que economizar combustível, isso significa que haverá uma diferença entre a média de utilização de potência durante a corrida, com a potência máxima disponível”.

“Mas isso significa que se você precisar dela, a potência máxima estará sempre disponível. Então você poderá usá-la para ultrapassar um outro carro. Mas talvez depois você tenha que econimizar um pouco para compensar o combustível extra que foi usado. Isso vai significar as mais diversas estratégias.”

Tokunaga também acha que a imposição de um limite de 100 kg de combustível não será, em última análise, mais difícil de gerir do que é agora, porque eles têm de minimizar combustível usar para poupar peso.

“Eu tenho ouvido as preocupações de que haverá mais pilotos ficando sem combustível, ou que eles vão parar de competir entre si para apenas chegar ao fim.”

“Mas eu não acho que haverá mais economia de combustível do que temos hoje. Nós já começamos as corridas com a menor quantidade de combustível possível.”

“Nós não deixamos combustível no tanque quando a corrida termina, por isso temos de gerir o consumo de combustível agora. Vai ser a mesma coisa, e nada mudará.”

As equipes e não os pilotos terão que se preocuparem com o consumo.

Embora a economia de combustível será importante em 2014, o diretor da Renault Sport Rob White acha que isto será alcançado através de um mapeamento inteligente do motor, ao invés dos pilotos terem que se preocupar.

“O piloto vai guiar no limite total com um motor que será calibrado para não exceder o limite de combustível atribuído”, disse ele .

“Talvez não seja bem o caso dos pilotos terem que ficar tirando o pé para não ficarem sem combustível. Não vai ser assim.”

“O cara que ganhar a corrida será o cara que guiar mais rápido do início ao fim, o que é absolutamente fundamental e continuará sendo o caso”.

 

AS - www.autoracing.com.br

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