F1 – Renault furiosa com Mercedes, Ferrari e Red Bull

Renault

O diretor da Renault, Cyril Abiteboul, disse que um “regulamento estúpido” em relação aos pneus de largada dos pilotos devia ser descartado, atacando as principais equipes da F1 por optarem em manter a mesma regra para 2020.

Os pilotos que se classificam no Top 10 são obrigados a começar a corrida com os pneus que usaram ​​para definir seus melhores tempos no Q2, enquanto os outros 10 pilotos têm livre escolha.

A capacidade da Mercedes, Ferrari e Red Bull de estabelecer tempos adequados para o Q3 em pneus de compostos mais duros tornou a regra contraproducente aos olhos de muitos, enquanto a Renault propositalmente não tentou entrar no Q3 no GP da Rússia de 2018, a fim de garantir um livre escolha de pneus quando as circunstâncias assegurassem que largariam em P11 e P12.

Os pilotos que largam nas posições de 7 a 10 geralmente começam corridas em desvantagem para os que estão imediatamente atrás deles, mas uma votação unânime para abandonar a regra não foi alcançada, apesar dos planos de abandoná-la deixando todos os pilotos largarem que os compostos que quiserem, independentemente dos pneus usados na classificação.

Abiteboul disse: “Foi acordado no Grupo de Estratégia, todos concordaram em [votar contra a regra]. Então, quando se trata de uma votação, todos os arranjos pareciam voltar e, francamente, estou exasperado com isso.”

“Houve um lobby das principais equipes e de suas equipes juniores para impedir uma mudança, porque é um regulamento que foi projetado pelas principais equipes para protegê-los. Não acho que eles precisem, mas é uma proteção extra.

“Também é algo que está ajudando equipes que são clientes ou são afiliadas às principais equipes, e as que são espremidas são o que eu chamo de ‘classe média’, somos nós e a McLaren na maioria dos casos.

“Para ser justo, às vezes é uma vantagem nossa, quando estávamos fora do top 10 – México e Suzuka, por exemplo. Mas não é porque às vezes é uma vantagem nossa que devemos mantê-la.”

“É um regulamento estúpido, ele precisa ir embora. Ninguém está fazendo nada a respeito e, francamente, estou exasperado ao vê-lo acontecendo novamente.”

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.