F1 – Relembre: Jules Bianchi já foi o Piloto da Semana do Autoracing

sábado, 18 de julho de 2015 às 9:44

Jules Bianchi

Jules Bianchi morreu aos 25 anos de idade, nove meses após sofrer um acidente no GP do Japão de 2014. Neste mesmo ano, o piloto francês brilhou com o fraco carro da Marussia, conquistando a única pontuação da equipe na Fórmula 1. Relembre abaixo como foi esse feito, que rendeu a Bianchi o título de Piloto da Semana do Autoracing em 29/05/2014.

Nome: Jules Bianchi. Nascimento: 3 de agosto de 1989, em Nice (França). Equipe: Marussia-Ferrari (Fórmula 1). Títulos: Campeão da Fórmula Renault 2.0 Francesa (2007); Campeão da Fórmula 3 Euro Series(2009); Campeão do Desafio Internacional das Estrelas de Kart (2013).

Nico Rosberg garantiu sua segunda vitória consecutiva no GP de Mônaco e retomou a liderança do campeonato de pilotos após liderar todas as voltas em Monte Carlo, à frente de seu companheiro de equipe Lewis Hamilton. Em uma prova dramática e cheia de incidentes, Hamilton suportou a pressão de Daniel Ricciardo (Red Bull) depois de sofrer aparentes problemas de visão nos estágios finais.

Mas o maior destaque ficou mais para trás no pelotão. Na volta 62, Esteban Gutierrez rodou na saída da Rascasse, abandonando a prova e promovendo Jules Bianchi (Marussia) ao décimo lugar. Contudo, o francês estava sob investigação por ter cumprido uma punição de cinco segundos durante o safety car, e acabou tendo cinco segundos adicionais acrescentados ao seu tempo de corrida.

Houve mais drama quando Kimi Raikkonen (Ferrari) mergulhou por dentro de Kevin Magnussen (McLaren) na Loews, colocando ambos os carros na barreira de pneus e fora da zona de pontuação. Isso elevou Bianchi para oitavo, com Magnussen distante demais para reduzir a diferença. O francês foi classificado em nono, atrás da Lotus de Romain Grosjean – garantindo oficialmente os primeiros pontos da sua equipe em sua história de 84 GPs na Fórmula 1.

A Marussia coroou seu herói Jules Bianchi em Mônaco, depois que o francês conquistou os primeiros pontos da equipe na Fórmula 1 na corrida de domingo. Manter a posição à frente da Caterham e até mesmo da Sauber no campeonato de construtores poderia render dezenas de milhões de dólares em premiação para a Marussia.

Contudo, ironicamente, o feito de Bianchi também poderá tirar o talentoso piloto apoiado pela Ferrari da Marussia. “Foi como uma vitória para mim”, declarou o francês à Auto Motor und Sport no domingo. “Mesmo não significando muito para os outros, este nono lugar é como uma vitória para nós”.

Porém, Bianchi também admitiu que o GP de Mônaco pode ter sido o ponto decisivo em sua carreira. “Só pode ajudar, mas quanto ao futuro, teremos de ver conforme a temporada progride”, disse ele. “Sinto-me pronto para uma equipe de ponta”.

O resultado de Bianchi ganhou elogios até mesmo de Fernando Alonso. “Ele não é só um piloto júnior da Ferrari, mas também um amigo”, declarou o espanhol à Speed Week. “Nós passamos muito tempo juntos em Maranello. Jogamos futebol, basquete e também viajamos juntos várias vezes. Estou muito satisfeito por ele. Não tenho dúvida de que ele terá uma carreira muito boa, então espero que este resultado o ajude a encontrar um cockpit competitivo para a próxima temporada”, acrescentou Alonso.

Após sair do kart, Bianchi estreou nos monopostos em 2007, já de cara sagrando-se campeão da Fórmula Renault 2.0 em seu país. No ano seguinte já estava na Fórmula 3 Euro Series, campeonato vencido por ele em 2009. Em 2010 já estava na GP2, tendo como melhor resultando o terceiro lugar na temporada de 2011, ano em que estreou como piloto de testes da Ferrari na Fórmula 1.

Em 2012, enquanto competia na World Series by Renault, o francês já se familiarizava com o mundo da Fórmula 1: o protegido da Ferrari foi piloto reserva da Force India, competindo em nove treinos livres de sextas-feiras. No ano seguinte fez sua estreia em corridas pela pequena Marussia, mas mesmo assim vem mostrando seu talento, demonstrado neste último final de semana em Mônaco. Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing.

Jules Bianchi (F1) obteve a vitória entre os internautas com 28% dos votos. Nico Rosberg (F1) ficou na segunda posição com 16% dos votos.

Texto: Eduardo Behling e Leandro Schmidt

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.