F1 – Regulamento de pit-stop sera “endurecido” à partir do GP de Cingapura

quinta-feira, 29 de agosto de 2013 às 12:44

Pit-stop da Red Bull

As equipes de F1 serão obrigadas a instalar um novo sistema de retenção das rodas para aumentar a segurança no pit lane, segundo a revista inglesa Autosport.

Em meio as discussões sobre como aumentar a segurança das pessoas que trabalham nos boxes, depois do acidente com um cameraman durante o Grande Prêmio da Alemanha, a FIA pediu para as equipes mudassem alguns procedimentos depois do GP de Monza.

O regulamento da F1 já obriga o uso de sistemas de segurança que impedem que a roda se desprenda do carro, mas ainda não há uma especificação única sobre como eles devem funcionar.

O Artigo 14.7 do regulamento técnico diz: “Todos o carros, enquanto estiverem ligados, devem ter um sistema que permita manter a roda presa, mesmo em caso de furos ou mal encaixe.”

O incidente durante a etapa alemã, quando um pneu se desencaixou depois de um erro em um pit stop da Red Bull, fez com que viesse a tona a fragilidade de alguns desses sistemas. A FIA, que completou uma investigação detalhada depois de Nurburgring, concluiu que alguns carros só estão equipados com peças que prendem a roda somente depois do encaixe completou do pneu.

Na tentativa de acabar com a possibilidade das rodas estarem presas somente se o pneu foi encaixado por completo, a FIA ordenou as equipes a instalarem um sistema de duplo estágio a partir do GP de Cingapura.

O primeiro estágio é, basicamente, o que já existe hoje. Já o segundo consiste em uma peça que impedirá a roda de se separar do carro mesmo se essa não for bem encaixada, sendo ativada desde o primeiro contato da porca com o axe do carro.

O regulamento será reforçado pela FIA, que interpretará o Artigo 14.7 como uso obrigatório do novo sistema de duplo estágio. As equipes foram informadas da mudança durante as férias de verão e algumas já testaram as novas peças durante o GP da Bélgica.

Sam Michael, diretor esportivo da McLaren, comentou: “Testamos o novo sistema no carro durante os treinos livres de Spa, e testaremos também em Monza. Ele é um pouco diferente do que tínhamos antes mas, quando você está fazendo pit stops abaixo de três segundos, o mínimo detalhe pode fazer a diferença,” completou.

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