F1 – Regras de 2014 podem abrir “caixa de Pandora”, diz Pat Fry

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013 às 12:08

Fórmula 1

Conteúdo patrocinado por: selopatrocinio

Pat Fry, diretor técnico da Ferrari, acredita que as regras dos motores da Fórmula 1 para 2014 podem abrir “uma caixa de Pandora” se uma fabricante conseguir encontrar brechas.

“Acredito que as regras aerodinâmicas são bastante estáveis”, declarou Fry. “Porém, quando falamos das regras dos motores, é uma caixa de Pandora. Certamente, há oportunidades para a FIA se envolver”.

Fry sente que não só as regras dos motores estarão abertas a diferentes interpretações, e ele não descarta a possibilidade de uma equipe descobrir algo como a Brawn no início de 2009 com seu difusor duplo.

“O que um difusor duplo valia no começo? Dez ou 15 pontos (de pressão aerodinâmica). Tenho certeza que há outros itens assim, então será interessante ver quem os descobre”, disse ele.

“As pessoas continuam tentando restringir as regras. Teremos muitos formatos diferentes nunca vistos antes no próximo ano, portanto tudo é feito por alguma razão”.

Ross Brawn, que está deixando o cargo de chefe da Mercedes, acha que as regras de 2014 na verdade são bastante rígidas, e apesar de admitir que pode estar errado, ele não espera grandes controvérsias.

“Brechas são coisas nas quais uma pessoa pensou e ninguém mais”, disse Brawn. “Então, alguém pode pensar em algo que nós não enxergamos, você nunca pode dizer que não vai acontecer”.

“Não conseguimos ver nenhuma área – caso contrário, provavelmente a teríamos explorado. Nos escapamentos, por exemplo, tudo está extremamente rigoroso agora até o centro do carro”.

“Vai ser difícil ver alguma coisa sendo feita lá, até mesmo com a tecnologia Coanda ou o conceito que nós usamos nos últimos anos, mas podemos estar errados. Creio que o regulamento está em muito boa forma”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.