F1 – Red Bull tem problemas de novo com sensor de combustível

sábado, 19 de abril de 2014 às 10:07

Sebastian Vettel

A Red Bull teve uma falha no sensor de fluxo de combustível no carro de Sebastian Vettel durante a classificação para o GP da China.

A falha, o que levou o sensor a não dar quaisquer leituras, ocorreu durante o Q1 e levou à equipe a usar seu próprio modelo de fluxo de combustível com a permissão da FIA.

Isto acontece após outro problema ter ocorrido durante o treino de sexta-feira, quando um dos sensores de fluxo de combustível da Red Bull ficou a ‘deriva’, ou seja, os números produzidos mudavam, mesmo que os parâmetros de funcionamento do motor se mantivessem inalterados.

A Red Bull não quis comentar sobre o problema, mas durante a audiência de recurso da equipe contra a exclusão de Daniel Ricciardo, foi levantada a possibilidade do combustível da Total usado danificar um selo no medidor e levar a falhas definitivas.

“Nós descobrimos e agora nós identificamos o problema”, disse Fabrice Lom, chefe de motores da FIA, ao mostrar as evidências.

“É um problema que agora entendemos bem e sabemos que ele só afeta a confiabilidade do sensor”.

“Descobrimos que existe um retentor, um anel de vedação no sensor, que não suporta a composição química do combustível Total de modo que o selo é danificado pelo combustível, que atrapalha o sensor”.

Tem havido uma série de falhas de sensores durante 2014, com a Red Bull sofrendo em pelo menos três das quatro corridas até o momento.

Durante a audiência, Lom também sugeriu que os problemas também podem ser causados por modificações feitas no sensor por várias equipes, incluindo a Red Bull.

Isso é algo que as equipes não poderão mais fazer a partir do GP da Espanha do próximo mês em diante, graças a uma diretiva técnica emitida pela FIA.

“Nós identificamos o problema da composição química do combustível Total, mas também temos uma outra pista, que as equipes estão modificando o sensor”, disse Lom.

“Se pegar a imagem do sensor, você tem duas conexões, e algumas equipes, a Red Bull, por exemplo, estão removendo essas conexões e colocando suas próprias conexões”.

“Se a nova conexão é um pouco mais comprida por dentro, ela pode encostar e bloquear onde a medição é feita. Esta é a segunda causa que podemos ter”.

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