F1 – Red Bull pede mudanças nas áreas de escape

sábado, 5 de novembro de 2016 às 9:35
Daniel Ricciardo e Max Verstappen

Daniel Ricciardo e Max Verstappen

O piloto da Red Bull, Daniel Ricciardo, e seu chefe de equipe, Christian Horner, estão exigindo medidas mais restritivas na Fórmula 1. Eles acreditam que as enormes áreas de escape asfaltadas, que são agora comuns nos circuitos, são ineficazes, já que os pilotos não são mais punidos por cometerem um erro.

Isso ficou evidente no México, onde Lewis Hamilton travou rodas com sua Mercedes na primeira curva da primeira volta, mas escapou pela grama na curva 2. No final da corrida, Max Verstappen (Red Bull) fez o mesmo quando era atacado por Sebastian Vettel em sua Ferrari.

Embora Verstappen tenha recebido uma penalidade de cinco segundos após a corrida, o fato de que não houve consequências imediata para o erro de Verstappen causou um furor considerável, com Vettel furioso no rádio em seu carro nas últimas voltas da corrida.

Ricciardo disse: “Eu sou um fã das áreas de escape com cascalho, e coisas assim, porque é uma discussão adequada. Mesmo se você atravessar a armadilha de cascalho, ainda em uma boa velocidade sem talvez perder muito tempo, você ainda tem coisas em seus radiadores ou pedras em seus pneus, então há mais punição”.

“Eu não gosto de como um piloto pode defender, bloquear, cometer um erro ao defender, e depois cortar e continuar. A primeira curva de Lewis, eu não acho que isso estava certo. O início da corrida é um momento crucial, e por um erro desses, com tantos carros ao redor, você deveria pagar um preço maior”, completou ele.

Nesta temporada, a FIA impôs limites de pista e aplicou penalidades em alguns circuitos, incluindo o da Áustria, mas optou por não fazê-lo em outras pistas, como Austin, onde os pilotos estavam consistentemente fugindo da pista. O chefe supremo da F1, Bernie Ecclestone, chegou a sugerir a construção de muros em algumas curvas.

Horner afirmou: “Há um argumento para uma armadilha de cascalho, porque se você acabar lá você perde uma enorme quantidade de tempo, ou você está fora da corrida. É algo que deve ser olhado para curvas como a 1 (no México), ver se o cascalho seria um impedimento melhor do que as áreas já existentes”.

“Permanece demasiado aberto à interpretação, pois como a manobra de Max seria diferente da de Lewis na chicane em Monte Carlo, ou de Lewis no México? Você está deixando isto constantemente para a interpretação dos comissários em eventos individuais, mas se há uma armadilha de cascalho lá então você paga o preço. É simples”, concluiu.

EB - www.autoracing.com.br

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