F1 – Red Bull e Lotus podem ter problemas com o mapeamento do motor

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013 às 10:50

Red Bull

Logo após o caso das saídas do escapamento duvidosas de Williams e Caterham, outras duas equipes que utilizam motor Renault podem enfrentar problemas.

A Auto Motor und Sport relatou que, depois que a Renault e sua parceira de “fábrica” Red Bull foram obrigadas a parar de usar certos mapeamento do motor no ano passado, o mesmo assunto agora voltou a criar polêmica.

O correspondente Michael Schmidt disse que a Lotus – igualmente impulsionada pelo motor Renault e que tem sido a segunda equipe mais impressionante da pré-temporada 2013, de acordo com a maioria dos especialistas – também está sendo atentamente observada.

O relato afirmou que, apesar de a FIA ter divulgado uma diretriz técnica a respeito dos mapeamentos do motor no último mês de agosto, “não estava claro o que deveria ser válido para 2013”. Luca Marmorini, chefe do motor Ferrari, insistiu: “Tudo continua igual”.

Seu colega da Renault, Remi Taffin, não concorda, alegando que “uma nova referência” para o mapeamento do motor em 2013 será estabelecida pelas equipes na Austrália no próximo mês. “A diretriz se referia exclusivamente ao ano passado”, disse o francês.

Contudo, de acordo com Schmidt, a FIA confirmou que a diretriz de agosto de 2012 continua valendo. Relatos indicam que a Renault não estava ciente da posição da federação até quinta-feira da semana passada, tendo desenvolvido novos mapeamentos a fim de otimizar o efeito do sopro dos gases de escape em 2013.

Ross Brawn, chefe da equipe Mercedes, acha que a situação pode prejudicar Red Bull e Lotus, já que suas soluções do escapamento similares para 2013 provavelmente foram projetadas para funcionar em conjunto com “um sistema de mapeamento do motor inteligente”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.