F1 – Red Bull aprontando em Cingapura

sexta-feira, 15 de setembro de 2017 às 17:10
Daniel Ricciardo - Cingapura 2017

Daniel Ricciardo – Cingapura 2017

Por: Adauto Silva

Hoje tivemos algumas “meia-surpresas” nos treinos livres de Cingapura. A Red Bull foi melhor do que se esperava, a Ferrari pior (será?), a Renault melhor e a McLaren também melhor!

A Mercedes foi o que se esperava, Williams idem, assim como Haas, Sauber, Toro Rosso e Force India.

A Red Bull mostrou que tem um carro espetacular e que gera tanto downforce através do assoalho, difusor e várias partes da carroceria, que pode ir à pista travada de Cingapura com bem menos asa traseira que o resto e ainda ficar com os melhores tempos. E isso ajuda demais, pois a asa traseira é o componente – depois dos pneus – que gera mais arrasto num monoposto. Indo com pouca asa traseira, a Red Bull consegue minimizar muito seu ponto fraco frente à Mercedes e Ferrari, o motor.

Cingapura é a pista que mais necessita de ótima tração nas saídas de suas 23 curvas, 10 delas tão de baixa que são feitas em primeira ou segunda marcha. E isso não é só uma questão de downforce, mas sim de aderência mecânica, suspensão. Com isso, a Red Bull mostra que além de ser um carro com um tremendo downforce e pouco arrasto, ainda tem uma das melhores suspensões do grid.

É bom lembrar que no começo do ano, a Red Bull, assim como a Mercedes, não puderam andar com as suspensões originais que tinham sido projetadas. A Mercedes sofre até hoje com isso, mas a Red Bull vem mostrando que encontrou outros caminhos e hoje tem uma suspensão que fornece muito mais aderência mecânica – sem destruir os pneus – que a Mercedes.

E piloto é o que não falta. Pra mim a Red Bull tem a melhor dupla do grid. E o Dr. Ricciardo está cada vez melhor, cirúrgico, preciso e gelado.

Mas e a Ferrari, o que aconteceu?
Na verdade o Kimi não se achou, o que vem acontecendo com ele vira e mexe há muitos anos já. Foi P7 no TL1 e P9 no TL2, uma desgraça. Mas Vettel não, o alemão foi P2 no TL1 e P11 no TL2. P11 para o Vettel não é uma desgraça? Nesse caso não. Quando Vettel colocou os pneus ultramacios no TL2 ele vinha muito bem no primeiro setor, inclusive fazendo o melhor tempo (Ricciardo já havia marcado a melhor volta), mas ele foi atrapalhado no setor 2 e sua volta foi arruinada.

Na segunda tentativa – já com os pneus não na condição ideal – ele errou e bateu. Portanto não temos certeza absoluta do que ele faria, mas eu digo que ele se ele não tivesse sido atrapalhado na primeira tentativa, ele faria o melhor tempo, ou no mínimo seria P2 novamente.

Mas Vettel e Kimi disseram que a equipe foi na direção errada do acerto hoje. Parece que sim, e certamente ambos vão melhorar na classificação de amanhã. Não nos esqueçamos que as equipes ainda tem o TL3 para melhorarem o acerto e acho que a Ferrari, entre as três melhores – é aquela que mais tem para melhorar.

De qualquer maneira, quem vai brigar pela pole amanhã e pela vitória no domingo em condições normais, assim como eu havia previsto, serão os dois pilotos da Red Bull e o Vettel. Hamilton talvez brigue com Kimi por P4, o que não seria um mau resultado, caso algum piloto da Red Bull vença a corrida, o que me parece perfeitamente possível.

Quanto à Williams, é aquela draga que virou com as atualizações no GP da Áustria. Aqui em Cingapura – pelo menos até agora -, está se comprovando que aquelas atualizações no GP da Áustria trouxeram muito arrasto e pouco downforce para o carro, que não é mais um bom carro nas pistas de alta e muito menos nas de baixa.

Adauto Silva
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