F1 – Rápidas antes do TL3 e da classificação em Baku

GP do Azerbaijão

Depois de apenas um treino livre em Baku, as coisas tem tudo para esquentar na classificação e corrida.

Com 1 horas e meia a menos de treinos – já que não houve TL1 -, o TL3 ganha uma importância poucas vezes vista. Todo mundo vai ter que andar muito mais do que o usual.

Os pneus tiveram uma degradação muito abaixo do esperado, casaram muito bem com a pista. Isso pode até significar que alguns pilotos não terão apenas 1 volta voadora com cada pneu na classificação, mas sim duas, ou até mesmo três em alguns casos.

Tudo pode mudar ainda, mas por enquanto eu vi o que segue…

Mercedes x Ferrari
A Ferrari mostrou-se mais rápida em todos os setores da pista em volta voadora, mas um pouco atrás, bem pouco mesmo, em ritmo de corrida.

Leclerc se sentiu à vontade imediatamente com o acerto, enquanto Vettel quer um pouco mais de downforce na traseira.

Dessa vez a Mercedes mandou Bottas com muito menos downforce à pista do que Hamilton (ao contrário da China) e já viu que tem que colocar mais downforce no carro do finlandês, senão ele vai voar no retão como fez como ninguém no TL2, mas terá muita dificuldade no resto da pista.

Red Bull
O problema na traseira do carro não parece ter sido resolvido ainda. O carro foi bem na reta, mas lento nas curvas. Gasly ainda está com muita dificuldade em guiar um carro extremamente arisco nas freadas e saídas de curva.

Toro Rosso
Deve brigar pelo Q3 com ambos os carros. Albon continua surpreendendo e o motor Honda está claramente empurrando mais do que fazia na China.

McLaren
Ambos os pilotos foram os últimos a dar voltas voadoras no Tl2 e o fizeram quando a pista estava bem mais emborrachada. O TL3 será crucial para ver até que ponto eles vão conseguir brigar pelo Q3.

Renault
Horrível. Não se acharam em momento algum. O acerto de carro deve estar totalmente errado e eles terão que corrigir isso no TL3, senão ficarão no Q2 sendo otimista…

Alfa x Racing Point x Haas
Briga de foice entre essas três. O Q3 por enquanto parece difícil para qualquer uma delas. A Haas está muito lenta nas curvas, Perez não está rápido nem de reta e nem de curva. E a Alfa por enquanto decepcionou, apesar do P12 de Giovinazzi

Williams
5 segundos atrás tendo no mínimo o segundo melhor motor da F1 numa pista com uma reta de 2 km… Triste!

Safety-car
Alguém tem coragem de apostar que não vai ter pelo menos um na corrida?

Adauto Silva
Leia e comente outras colunas do Adauto Silva

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.