F1 – Raikkonen encerra jejum de vitórias nos EUA; decisão do título é adiada

Kimi Raikkonen

Kimi Raikkonen conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1 em cinco anos no GP dos Estados Unidos, enquanto a celebração do título de Lewis Hamilton foi adiada apesar de uma rodada de Sebastian Vettel.

Raikkonen ultrapassou o pole Hamilton na largada e suportou a pressão do piloto da Mercedes e de Max Verstappen nas últimas voltas para finalmente vencer em sua segunda passagem pela Ferrari.

O segundo lugar teria dado o título a Hamilton; ele ficou roda a roda com Verstappen quando restavam três voltas, mas não conseguiu completar a manobra e foi para a área de escape na curva 18.

A quarta posição de Vettel, que passou Valtteri Bottas na penúltima volta em sua recuperação, significa que Hamilton tem uma vantagem de 69 pontos com 75 em jogo nos três GPs finais.

Vettel cometeu mais um erro na primeira volta, rodando após um toque com Daniel Ricciardo durante uma disputa com o australiano da Red Bull.

Raikkonen se manteve à frente de Hamilton até Ferrari e Mercedes adotarem estratégias diferentes durante um período de safety car virtual no começo da prova.

Com o carro de Ricciardo ficando parado na saída da curva 11 e neutralizando a corrida, a Mercedes disse para Hamilton fazer o oposto de Raikkonen durante o VSC; portanto, ele entrou nos pits e se comprometeu com uma estratégia de dois pit-stops.

Hamilton retornou em terceiro, apenas nove segundos atrás do finlandês. Em três voltas, ele assumiu o segundo lugar do companheiro Valtteri Bottas, que tirou o pé na reta dos boxes para deixá-lo passar.

Na 18ª passagem, Hamilton já estava colado na traseira de Raikkonen, mas o piloto da Ferrari resistiu à pressão implacável do britânico por três voltas antes de parar – o que acabou sendo crucial.

Raikkonen reduziu gradualmente a vantagem de 18 segundos de Hamilton, e com os pneus macios da Mercedes cada vez mais desgastados, Verstappen e Bottas também entraram na janela de pit-stop de Hamilton.

Ele parou na volta 37 e retornou em quarto, cedendo a primeira colocação a Raikkonen, com Verstappen em segundo e Bottas em terceiro. Com pneus novos, Hamilton rapidamente colou na traseira de seu companheiro de equipe, que novamente abriu passagem.

Com Vettel em quinto, Hamilton precisava passar Verstappen para assegurar o título, e ele tentou por fora na veloz curva de múltiplas tangências perto do final da volta, mas perdeu aderência e foi para a área de escape.

Momentos mais tarde, Vettel passou Bottas no hairpin, perdendo apenas dois pontos para Hamilton e adiando a decisão do campeonato.

Atrás dos líderes, a Renault ganhou um impulso em sua busca pelo quarto lugar no campeonato de construtores, com Nico Hulkenberg sendo o melhor do resto e seu companheiro de equipe Carlos Sainz logo atrás.

Esteban Ocon, Kevin Magnussen (Haas) e o companheiro de Ocon na Racing Point Force India, Sergio Perez, completaram os 10 primeiros.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Voltas Tempo/dif.
1 Kimi Raikkonen FERRARI 56 1h34m18.643s
2 Max Verstappen RED BULL RACING 56 1.281s
3 Lewis Hamilton MERCEDES 56 2.342s
4 Sebastian Vettel FERRARI 56 18.222s
5 Valtteri Bottas MERCEDES 56 24.744s
6 Nico Hulkenberg RENAULT 56 1m27.210s
7 Carlos Sainz RENAULT 56 1m34.994s
8 Esteban Ocon FORCE INDIA MERCEDES 56 1m39.288s
9 Kevin Magnussen HAAS FERRARI 56 1m40.657s
10 Sergio Perez FORCE INDIA MERCEDES 56 1m41.080s
11 Brendon Hartley TORO ROSSO HONDA 55 1 volta
12 Marcus Ericsson SAUBER FERRARI 55 1 volta
13 Stoffel Vandoorne MCLAREN RENAULT 55 1 volta
14 Pierre Gasly TORO ROSSO HONDA 55 1 volta
15 Sergey Sirotkin WILLIAMS MERCEDES 55 1 volta
16 Lance Stroll WILLIAMS MERCEDES 54 2 voltas
17 Charles Leclerc SAUBER FERRARI 31 abandono
18 Daniel Ricciardo RED BULL RACING 8 abandono
19 Romain Grosjean HAAS FERRARI 2 abandono
20 Fernando Alonso MCLAREN RENAULT 1 abandono

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.