F1 – Raikkonen ainda é o personagem principal da “silly season”

segunda-feira, 2 de setembro de 2013 às 10:00

Kimi Raikkonen

Depois que a Ferrari descartou um anúncio dos pilotos em sua corrida em casa em Monza, a agitada “silly season” da Fórmula 1 deverá continuar por mais uma semana. Uma observação superficial da situação da equipe concluiria que só o contrato de Felipe Massa está sendo avaliado.

“Sei que preciso ter uma segunda metade de temporada melhor, após uma primeira na qual, infelizmente, faltaram resultados em algumas corridas, mas a performance sempre esteve lá”, disse o brasileiro. “Acredito que ainda tenho uma chance muito boa de continuar na Ferrari”.

O chefe da organização, Stefano Domenicali, afirmou que sua “primeira escolha” é “manter Felipe”. Ele acrescentou ao site oficial da Fórmula 1: “Quando você olha em volta, não há muitos pilotos que você poderia colocar no lugar dele que conseguiriam resultados imediatamente”.

Esse comentário talvez seja um sinal de que apenas alguém como Kimi Raikkonen está sendo considerado, e não uma opção mais arriscada como Nico Hulkenberg. De fato, o finlandês é o personagem principal do mercado de pilotos. Certamente desejado pela Lotus e possivelmente ainda pela Red Bull, o campeão mundial de 2007 foi inclusive ligado a um retorno à McLaren nos últimos dias.

A candidatura de Raikkonen está causando impacto não só na Ferrari, mas também na Red Bull. Helmut Marko quer promover Daniel Ricciardo, mas relatos indicam que a facção britânica da equipe – Christian Horner e Adrian Newey – favorece Raikkonen. Porém, o único homem com poder para decidir é o proprietário da equipe, Dietrich Mateschitz.

De acordo com o jornal Bild, o austríaco está de férias no Pacífico Sul, e se preparando para confirmar Ricciardo ao lado de Sebastian Vettel para 2014. Contudo, recusar Raikkonen poderia dar o finlandês de presente para as rivais diretas Ferrari ou McLaren, potencialmente criando duplas formidáveis como Fernando Alonso-Raikkonen ou Jenson Button-Raikkonen.

E com a Mercedes já tendo Lewis Hamilton e Nico Rosberg, a Red Bull pode enfrentar essas formações com Vettel-Ricciardo? O fato de a Red Bull ter passado a ser patrocinadora título da equipe de motocross de Raikkonen pode ser um sinal da escolha de Mateschitz?

Um fator importante contra um possível retorno de Raikkonen à Ferrari é Fernando Alonso, primeiro piloto claro da equipe que prefere abertamente a permanência de Massa.

“Kimi não está preocupado com os outros”, disse Mika Salo, ex-piloto de Fórmula 1, ao jornal Turun Sanomat. “Ele não prestará atenção ao status de Alonso nem tentará tirar vantagem sempre que puder. Mas Fernando pode não gostar de tê-lo como companheiro”.

Recentemente, um repórter presente em uma conferência de imprensa em Spa revelou que Alonso deu apenas um “encolher de ombros estranho” ao ser questionado diretamente se estará na Ferrari no próximo ano, independente de seu longo contrato. E agora, Alonso escreveu no Twitter no sábado: “Terei notícias importantes nos próximos dias. Fiquem ligados aqui no Twitter e na web”.

É claro, o espanhol pode simplesmente estar se preparando para anunciar um novo patrocinador pessoal. Ou talvez seu noivado com a modelo russa Dasha. Talvez ele esteja sendo malicioso, enviando outra mensagem para a Ferrari de que precisa de um carro melhor. E sua escolha preferida do companheiro de equipe.

Domenicali nega a existência de uma “disputa pelo poder” entre a equipe e Alonso. “Não, isso é algo que eu rejeito totalmente. Nós queremos vencer juntos”. E, de acordo com Gerhard Berger, é nesse ponto que um finlandês também entra. Quando o jornal Bild am Sonntag lhe pediu para nomear sua dupla de pilotos ideal para 2014, o austríaco respondeu: “Alonso e Raikkonen”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.