F1 – Quem está na frente até agora?

quinta-feira, 8 de março de 2018 às 21:33

Lewis Hamilton

Apesar do melhor tempo no penúltimo dia do teste, não houve comemorações na Ferrari. Os dados do GPS de diferentes equipes vêem a Mercedes na liderança. E a Red Bull em segundo lugar.

Às vezes, tempos de volta podem ser enganosos. Sebastian Vettel deu uma série de voltas rápidas no final da manhã do sétimo dia de testes. O piloto da Ferrari quebrou seis vezes a marca de 1.18s. Nenhuma outra equipe tinha quebrado essa barreira até agora. No final, o relógio parou em 1.17.162 minutos.

Este Vettel foi 1,17s mais rápido do que Kevin Magnussen com sua Haas de UP Ferrari. No entanto, não houve comemorações na equipe de fábrica. Em vez disso, o contrário. O chefe da equipe Maurizio Arrivabene e o diretor técnico Mattia Binotto vieram com uma expressão preocupada da garagem da Ferrari durante o almoço.

Enquanto Vettel lutou furiosamente através de uma parede de autógrafos e caçadores de selfies, Binotto foi lá na equipe Haas. Ele queria perguntar o quanto de combustível tinha na Ferrari de Magnussen? De acordo com os cálculos da concorrência, restava pouco combustível no tanque da Ferrari. Se isso for verdade, Maranello tem com o que se preocupar.

O melhor tempo de Vettel foi cravado com o pneu mais macio da Pirelli, o hiper macio. Magnussen tinha pneus super macios em seu carro. A diferença de dois degraus na borracha é de cerca de um segundo, de acordo com os cálculos da Pirelli. Por esse raciocínio, a Ferrari foi apenas um décimo mais rápida do que a Haas. Não parece ser o suficiente, se você quiser tirar o título da Mercedes.

A Red Bull e a Mercedes não participaram da corrida por uma volta voadora que atacou quase todas as equipes uma hora antes do almoço. A Mercedes não vai atacar o tempo mais rápido no último dia de testes com os hiper macios da Pirellis e pouco combustível. Se mesmo assim seus tempos caírem, será por acaso.

“Nós não aprendemos nada se treinarmos classificação aqui”, disse o engenheiro chefe Andrew Shovlin. Isso não é arrogância, mas autoconfiança. A Mercedes sequer pediu o tipo de pneu mais rápido – o hiper macio – para a Pirelli. “Esse pneu usaremos pela primeira vez em Monte Carlo. Nós temos que testar o que nos proporciona mais conhecimento”.

A Mercedes avalia oficialmente o equilíbrio de como seria uma corrida direta contra a Red Bull, a Ferrari e eles mesmos. Mas eles escondem esses resultados. A Renault não esconde e dá uma clara vantagem para a Mercedes à frente da Red Bull de pelo menos três décimos. A Ferrari estaria apenas em terceiro lugar. Os carros vermelhos aparentemente perdem uniformemente em todas as curvas.

Isso também é confirmado pelas primeiras comparações de stints longos. Valtteri Bottas foi mais rápido que Max Verstappen e Sebastian Vettel por quase um segundo por volta em sua distância de um GP. Todas as outras equipes estão pelo menos 1,6 segundos atrás.

Respondendo às observações da concorrência, a Mercedes também teve que admitir que eles estão na liderança, mas não tão dramaticamente quanto em 2015 e 2016. E no momento, a Red Bull parece melhor que a Ferrari.

No entanto, as conclusões ainda são prematuras. A Mercedes deve alinhar em Melbourne esse mesmo carro. A Red Bull já apresentou um pacote aero novo na área dos defletores. Até o início da temporada, ainda há um estágio de expansão. Mesmo a Ferrari aparentemente ainda está desenvolvendo partes aerodinâmicas.

A Mercedes também acredita que o motor Renault ainda possui reservas de potência. Parece que o desempenho foi aumentado pela primeira vez no sétimo dia de treinos. E foi cerca de 50% do aumento que se pode esperar para Melbourne. Bom para a Red Bull, ruim para a Ferrari.

Veja as melhores voltas de cada piloto até agora na pré-temporada 2018:

Piloto Equipe Dia Pneu Tempo
Sebastian Vettel Ferrari Sete Hiper macio 1:17.182
Daniel Ricciardo Red Bull Seis Hiper macio 1:18.047
Kevin Magnussen Haas Sete Super macio 1:18.360
Pierre Gasly Toro Rosso Sete Hiper macio 1:18.363
Lewis Hamilton Mercedes Seis Ultra macio 1.18.400
Valtteri Bottas Mercedes Seis Ultra macio 1:18.560
Nico Hulkenberg Renault Sete Hiper macio 1:18.675
Carlos Sainz Renault Sete Hiper macio 1:18.725
Stoffel Vandoorne McLaren Sete Hiper macio 1:18.855
Marcus Ericsson Sauber Sete Hiper macio 1:19.244
Robert Kubica Williams Sete Super macio 1:19.629
Sergio Perez Force India Sete Hiper macio 1:19.634
Brendon Hartley Toro Rosso Seis Hiper macio 1:19.823
Max Verstappen Red Bull Sete Macio 1:19.842
Fernando Alonso McLaren Seis Hiper macio 1:19.856
Romain Grosjean Haas Seis Macio 1:20.237
Kimi Raikkonen Ferrari Seis Macio 1:20.242
Lance Stroll Williams Sete Ultra macio 1:20.262
Esteban Ocon Force India Seis Macio 1:20.805
Charles Leclerc Sauber Seis Super macio 1:20.918
Sergey Sirotkin Williams Cinco Macio 1:21.588
Nikita Mazepin Force India Um Médio 1:25.628

Voltas completadas por equipe até o dia 7

Equipe Voltas
Mercedes 839
Ferrari 772
Renault 770
Sauber 711
Red Bull 691
Williams 687
Toro Rosso 666
Force India 548
Haas 513
McLaren 506

 

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.