F1 – Quebra de desempenho em 2012 afetou McLaren em 2013

McLaren

Um momento de pânico em meio à temporada 2012 causou o fracasso da McLaren na temporada seguinte, segundo o chefe da equipe. Os ingleses não conseguiram um único pódio em 2013, algo que não acontecia com a vitoriosa escuderia de Woking desde 1980.

A McLaren começou e terminou bem o campeonato de 2012, mas não foi tão bem em sua metade, justamente o período em que começou a desenvolver o carro para 2013. Com isso, na ocasião, a equipe decidiu partir para uma abordagem diferente, o que acabou não funcionando.

“No ano passado tivemos um carro rápido. E se tivéssemos tido mais confiabilidade operacional, então nós poderíamos ter vencido o campeonato”, disse Martin Whitmarsh ao site Autosport. “Por volta do meio do ano, quando estávamos tomando decisões sobre o carro deste ano, acho que houve uma ligeira quebra em nosso desempenho”.

“Às vezes as coisas funcionam por um tempo e depois você começa a se preocupar, a entrar em pânico. Nós estávamos olhando para o nosso desenvolvimento no ano passado, tivemos um carro razoável, e então ele não respondeu mais, em termos de desenvolvimento. Com você a cada semana entregando de 1,5 a 2 pontos de downforce e depois indo para um período de seis semanas sem fazer isso, você começa a se preocupar”, admitiu.

“Foi talvez nessa época que o engenheiro pensou que o nosso progresso estava horizontal e que precisávamos sair disso”, prosseguiu o dirigente, que até ficou satisfeito com os progressos obtidos durante 2013.

“Ficamos em pânico após a posição horrível em que estávamos em Melbourne. Pegamos um carro que não era bom o suficiente e fizemos ainda pior, na minha opinião. Fomos atrás de informações e passamos a focar nos anos seguintes. Havia um limite sobre o que poderíamos fazer neste ano”, afirmou o chefe da McLaren.

“Mas, excetuando a Red Bull, conseguimos progredir. Nas últimos quatro ou cinco corridas, nós estávamos competindo com Ferrari, Mercedes e Lotus. Então, tivemos ganhos relativos, e por três ou quatro meses não fizemos qualquer trabalho de base no carro, apenas testávamos algo nos primeiros treinos livres e partíamos dali”, finalizou ele.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.