F1 – Preview dos pneus: Grande Prêmio de Abu Dhabi de 2018

O Grande Prêmio de Abu Dhabi marca o final da temporada de 2018, mas, também, o início de 2019. Para o encontro final do ano foram selecionados os três pneus mais macios da gama: os P Zero supermacio vermelho, ultramacio roxo e hipermacio rosa. Também vai ser a última vez que as cores roxas e rosa serão vistas em um pneu de Fórmula 1 em uma corrida, já que no próximo ano apenas três cores serão permanentes: branco, amarelo e vermelho. Logo após o GP de Abu Dhabi os pilotos irão experimentar os pneus de 2019. Isso irá marcar o início da próxima temporada e alguns poderão até usar os carros de suas novas equipes.

O CIRCUITO DO PONTO DE VISTA DO PNEU

.         A nomeação de pneus do ano passado também teve os três compostos mais macios da gama de 2017 – macio, supermacio e ultramacio – mas todos os pneus são agora um nível mais macio do que os do ano passado, com o hipermacio sendo dois níveis do que o ultramacio de 2017.

·         A superfície em Yas Marina é lisa e não exigente com os pneus, permitindo que os compostos mais macios sejam usados. Abu Dhabi foi, na verdade, onde o hipermacio fez sua estreia, no teste do ano passado, após o Grande Prêmio local.

·         A corrida começa no final da tarde e termina à noite, o que afeta a evolução usual da faixa de temperatura da pista durante a prova.

·         O circuito de sentido anti-horário exige muito de tração e frenagem ao invés de forças laterais.

·         Uma parada nos boxes geralmente tem sido a estratégia vencedora, com o piloto da Mercedes, Valtteri Bottas, triunfando no ano passado depois de começar com o pneu ultramacio e trocando para o supermacio. Apenas um piloto fez três paradas, será que isso irá mudar com o pneu mais macio?

·         Há uma grande variedade de velocidade e curvas em Abu Dhabi, o que faz com que os carros tenham configuração que tente atender estas duas características, com nível médio de pressão aerodinâmica.

Mario Isola, gerente mundial de Motorsport da Pirelli: “Mais uma vez estamos trazendo uma nomeação de pneu que é um pouco mais macia do que anos anteriores, com o hipermacio selecionado pela sexta vez este ano e pela terceira vez em um circuito permanente. De toda forma, o hipermacio não é inédito para Abu Dhabi, como foi usado há um ano, fazendo de Yas Marina a única pista onde o composto foi testado e usado em corrida. Como ele realmente se comporta em condições de disputa, especialmente na estratégia, vai ser interessante ver – e, claro, essas táticas já começarão na qualificação de sábado. Mais uma vez as equipes terão a chance de testar os pneus do próximo ano após a corrida. Claro que eles vão usar carros de 2018, mas este teste, no entanto, proporcionará uma experiência útil para o futuro”.

O QUE HÁ DE NOVO?

·         O teste final do ano será na terça e quarta-feira após o Grande Prêmio com os pneus P Zero de 2019, vários pilotos e, possivelmente, alguns pilotando por suas novas equipes para o ano que vem.

·         Pelo quarto ano consecutivo, a Pirelli equipou a Copa do Mundo FIA GT no circuito de Macau, usando o P Zero DHD2 pela primeira vez lá. O piloto da BMW, Augusto Farfus, venceu a corrida.

·         Após uma pausa de dois meses desde a Rússia, a Fórmula 2 e a GP3 retornam em Abu Dhabi: será a última corrida da GP3 antes de ser substituída por um novo campeonato de Fórmula 3 no ano que vem. A cerimônia de premiação das duas categorias será no domingo à noite, com alguns prêmios especiais dados pela Pirelli, incluindo uma bolsa de €200.000 para uso na Fórmula 2 para o piloto vencedor da GP3.

Quer concorrer a uma réplica do capacete do Ayrton Senna? Clique AQUI e palpite sobre quem vai vencer o GP de Abu Dhabi de Formula 1 em 25 de novembro!

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.