F1 – Preview dos pneus: Grande Prêmio da Grã-Bretanha

sexta-feira, 6 de julho de 2018 às 8:00

O pneu P Zero duro azul gelo fará sua estreia na temporada no rápido circuito de Silverstone, na Inglaterra. A pista é conhecida como a casa do automobilismo britânico. Enquanto o composto duro azul gelo é novo para esta temporada, ele é equivalente ao médio usado em 2017, o que significa que, efetivamente, a nomeação (juntamente com o médio e o macio) é semelhante ao do ano passado. O Grande Prêmio da Grã-Bretanha encerra a maratona com três etapas seguidas, feito inédito na Fórmula 1, mas a equipe da Pirelli irá continuar no local para testes de desenvolvimento dos pneus para 2019.

O CIRCUITO DO PONTO DE VISTA DO PNEU

·         Silverstone é um dos mais exigentes circuitos do ano quando se trata de pneus, principalmente por causa da série de curvas longas e rápidas que coloca muita energia neles.

·         A pista foi completamente recapeada este ano, resultando em um asfalto mais rápido com alta aderência, porém baixa degradação. A consequência é que os pneus com uma profundidade de banda reduzida de 0,4 mm serão usados pela última vez nesta temporada para reduzir o superaquecimento (como foi o caso na Espanha e na França).

·         Apesar da seleção de pneus mais macia feita até à data em Silverstone no ano passado, o piloto da Mercedes, Lewis Hamilton, ainda venceu a corrida usando uma estratégia de uma parada.

·         O clima britânico é famoso por sua imprevisibilidade: tudo pode acontecer durante o fim de semana.

·         A pista é muito utilizada durante o ano, então tende a ficar emborrachada rapidamente.

Mario Isola, gerente mundial de Motorsport da Pirelli: “Silverstone é sempre um grande desafio para os pneus, graças as cargas laterais que podem ultrapassar os 5G. Por isso, decidimos estrear o pneu duro, para suprir com algumas das demandas mais significativas da temporada. No entanto, como toda a gama está um nível mais macio, este ano, é efetivamente o equivalente a nomeação do ano passado. O novo asfalto resultará em tempos de volta mais rápidos, como já vimos por meio de dados coletados de nosso programa de corrida GT, colocando mais energia através dos pneus. É por isso que não fizemos uma seleção mais macia do que comparada ao ano passado. Mas isso é sem levar em conta a mutabilidade notória do clima britânico, que poderia nos dar brilho do sol ou chuva pesada, assim as equipes terão que estar preparadas para tudo”.

O QUE HÁ DE NOVO:

·         O asfalto foi completamente refeito este ano.

·         O programa de desenvolvimento da Pirelli para 2019 irá continuar após o GP britânico com a Red Bull, Haas e Williams testando pneus de pista seca na terça e quarta-feira da próxima semana.

·         A maior parte dos times fez suas escolhas a favor do composto macio em Silverstone, deixando de forma bem variada a quantidade de pneus médio e duro disponíveis.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.