F1 – Preocupação com carros de 2021 “muito lentos”

Max Verstappen

Max Verstappen está preocupado que os carros de 2021 sejam “demasiado lentos”. Na quinta-feira, em Austin, os regulamentos completos para a controversa revolução das regras do esporte foram finalmente revelados.

A mudança na manchete são os próprios carros, cuja aerodinâmica será significativamente diferente, a fim de ajudar a perseguir os pilotos para ultrapassar.

Houve receios de que os carros de 2021 possam ser seis segundos mais lentos do que os carros atuais, algo sem precedentes, mas Nikolas Tombazis, da FIA, disse em Austin que o déficit de ritmo real será de cerca de 3,5 segundos.

“Mas não achamos que esse seja o parâmetro chave”, disse ele. “Sentimos que o alvo principal é a capacidade de competição”.

O diretor esportivo da F1, Ross Brawn, concordou, dizendo que a redução no ritmo trará os carros de volta aos níveis de 2016. “De 2016 a 2017 houve um enorme aumento no downforce”, declarou ele.

“Foi um caso de ‘vamos fazer com que os carros andem mais rápido, vamos melhorar a F1’. Mas o que realmente fizemos foi piorar a situação, porque os carros não podem correr uns com os outros”, prosseguiu.

Verstappen, da Red Bull, não concorda: “Não gostava muito de pilotar os carros tanto como gosto agora. Claro que temos que encontrar um meio termo em termos de seguimento e coisas assim, e os carros vão melhorar ao longo do ano”.

“Mas definitivamente queremos estar a 2, 3 segundos do que estamos fazendo agora, porque se forem 4 ou 5, parece um pouco lento demais. Não é o que queremos”, prosseguiu o holandês.

Sebastian Vettel concorda com Verstappen que prefere que os carros de F1 mantenham a sua velocidade atual. “Não acho que 2017 tenha sido um erro”, declarou ele em Austin. “O erro é que os carros estão cada vez mais pesados”.

Também houve preocupações sobre a aparência real dos carros, mas Charles Leclerc, da Ferrari, diz que isso não o preocupa. “Na verdade, eu gosto”, comentou ele. “E assim que os engenheiros fizerem o seu trabalho, vai parecer ainda mais agressivo”.

Clique AQUI para apostar no GP dos EUA

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.