F1 poderá ter temporada clássica, segundo Wirth

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011 às 13:25
n_wirthO diretor técnico da Virgin, Nick Wirth, acredita que a temporada 2011 poderá ser “clássica”, graças ao trabalho da Pirelli e à introdução das novas regras.

“A maior variável acaba sendo o piloto”, disse Wirth ao ser questionado sobre os pneus deste ano. “Quando os pneus traseiros começam a ir embora, é o velho pé direito que conta. Creio que o público poderá ter um ano absolutamente formidável em termos de espetáculo”.

“Temos a asa móvel, e ninguém sabe o que vai acontecer com ela, mas, felizmente, o bom senso prevaleceu e a FIA concedeu os meios para experimentar. Temos 20 oportunidades para tentar coisas diferentes ao longo da temporada. Se fizer algo realmente horrível e as pessoas não gostarem, podemos acabar com ela – sem grandes problemas”.

“O maior fator neste ano serão os pneus, e todos – depois de assistir o GP do Canadá – disseram à Pirelli ‘isso é o que queremos, podemos ter pneus que se desgastem, por favor?’ A Bridgestone experimentou um pouco mais perto do final do ano visando repetir o que foi um erro no Canadá, e a Pirelli escutou”.

“Espero que eles não sejam criticados – temo que serão. Eles escutaram, eu estive envolvido nas discussões técnicas e eles tentaram projetar pneus que se desgastam bastante, porque é o que as pessoas queriam, e seria lamentável se os pilotos saíssem do carro e falassem mal dos pneus”.

“Eles receberam pedidos para fazer isso, e acho que pode ser absolutamente fantástico. Tivemos um ótimo ano em 2010, todas as regras estão mais rígidas neste ano. Poderá ser uma temporada clássica, com os pneus acabando e a asa traseira móvel”.

Wirth também avalia que pilotos mais suaves como Jenson Button serão significativamente beneficiados pelas características dos pneus deste ano.

“Jenson provavelmente está esfregando suas mãos. É difícil saber. Timo não se cobriu de glórias no Canadá no ano passado com os pneus se desgastando. Espero lhe dar um carro muito melhor do que o que teve no Canadá. Ele é um ótimo piloto, muito inteligente, e saberá o que fazer, mas será difícil para todos”.

“E aqueles que mantiverem a calma quando os quatro pneus estiverem indo embora terão sucesso. Eles terão de se segurar e pensar que todos os outros estão na mesma situação – vai ser fascinante”.

LS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.