F1 pode testar sistema de bandeira amarela com limite de velocidade

sábado, 11 de outubro de 2014 às 13:37

GP de Mônaco

A Formula 1 poderia testar um novo sistema de limite de velocidade sob bandeira amarela no GP dos Estados Unidos, já que a FIA procura melhorias na segurança após o acidente de Jules Bianchi.

O órgão dirigente acredita que um método para controlar a velocidade dos pilotos quando as bandeiras de precaução aparecer é um caminho essencial para se seguir.

Os primeiros testes do novo sistema para limitar velocidades em zonas de precaução poderiam ocorrer na próxima corrida em Austin, embora a plena aplicação da ideia seja esperada para 2015.

A proposta atual é um sistema em que, quando as bandeiras amarelas estão sendo exibidas, os pilotos devem diminuir a um tempo delta específico para aquela área do circuito. O plano da FIA tem total apoio das equipes.

Fazer o sistema funcionar corretamente vai levar tempo, já que a FIA e as equipes terão de trabalhar numa maneira livre de problemas para comunicar o tempo delta aos pilotos, para que eles tenham tempo suficiente para reagir.

Falando na sexta-feira à noite em Sochi, Charlie Whiting disse que a ideia é fazer com que as mudanças estejam prontas para o início de 2015.

“O que nós realmente queremos é fazer os pilotos desacelerarem para uma determinada e bem conhecida velocidade informada num local relevante”, disse ele. “É uma coisa muito simples, fácil de fazer numa área pequena. Você tem que pensar cuidadosamente sobre o que um carro está fazendo no momento que envia esta mensagem para ele. Então, você precisa dar um alerta aos pilotos sobre o que está vindo, e então dar o tempo para eles fazerem os ajustes necessários”.

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.