F1 pode acabar com os bicos altos
quinta-feira, 17 de março de 2011 às 13:29A Fórmula 1 poderá tomar atitudes para mudar o design dos bicos altos nos próximos anos na tentativa de evitar uma repetição do tipo de acidente que Mark Webber sofreu em Valencia no ano passado.
Essa é a visão do consultor técnico do Instituto da FIA, Andy Mellor, que avalia que a decolagem dos carros depois de colisões do bico na roda, como quando Webber atingiu a traseira da Lotus de Heikki Kovalainen, poderá ser erradicada com um ajuste no regulamento.
Falando à nova revista IQ do Instituto da FIA, Mellor afirmou que as pesquisas atuais a respeito de colisões na Fórmula 1 apontam que bicos mais baixos podem ser melhores.
“O aspecto chave é a altura do bico do carro de trás, pois isso vai determinar se o lançamento ocorre ou não”, disse Mellor. Segundo ele, designs mais convencionais frequentemente significam que o bico será empurrado para baixo da roda traseira ao invés de ser lançado para cima em uma colisão.
“Outro fator influente é a velocidade e a aceleração resultante, tanto de trás para frente quanto vertical. A ciência do contato bico-roda está resolvida. Há parâmetros bastante definitivo pelos quais esses contatos não causam um lançamento. O conhecimento existe, então isso só precisa ser erradicado”.
Ao invés de banir totalmente os bicos altos, sugere-se que podem ser feitas mudanças no design das asas dianteiras a fim de que elas não lancem o bico para cima no caso de uma colisão com uma roda traseira.
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