F1 – Pirelli revela descobertas da investigação pós GP da Bélgica

quinta-feira, 3 de setembro de 2015 às 10:47

Sebastian Vettel

A Pirelli revelou que “um número excepcional de cortes” foi descoberto em seus pneus durante o controverso fim de semana do GP da Bélgica que incluiu dois estouros espetaculares.

A fabricante italiana conduziu uma investigação detalhada após os incidentes envolvendo Nico Rosberg no segundo treino livre e Sebastian Vettel na penúltima volta da corrida. A Pirelli apresentou à FIA uma lista detalhada de conclusões, com a federação se declarando “satisfeita” com o que foi descoberto.

Como consequência, e na tentativa de evitar outras falhas, a Pirelli aumentou os limites de pressão e cambagem dos pneus antes do GP da Itália deste fim de semana em Monza.

Em uma declaração divulgada pela Pirelli, a organização confirmou “a ausência de problemas estruturais”, acrescentando: “Desde o começo de 2015, 13.748 pneus slick foram usados, incluindo em pistas especialmente severas como Sepang, Barcelona e Silverstone. Nenhum problema foi descoberto, reforçando a solidez fundamental do produto”.

Foi particularmente importante o fato da Pirelli ter encontrado “63 cortes na banda dos pneus de Fórmula 1 usados durante o fim de semana em Spa depois de numerosos incidentes que ocorreram nas corridas preliminares”.

“Nos 15 eventos anteriores (10 corridas e cinco sessões de testes), uma média ligeiramente superior a um corte por evento foi notada. Tudo isso indica uma quantidade anormal de detritos na pista em Spa, com um consequente aumento do risco de encontrar um objeto estranho”.

“Mesmo se um pequeno pedaço de destroço penetrar e cortar as várias partes estruturais de um pneu (que obviamente é sujeito ao uso em alta velocidade e mais suscetível se utilizado por um período prolongado) sem penetrar na estrutura em si, isso pode provocar uma falha diferente da encontrada no caso de um furo normal, que é caracterizada pela perda de pressão”.

A Pirelli acrescentou que, depois da classificação em Spa, notando “o número excepcional de cortes nos pneus”, ela pediu à FIA para que o circuito fosse limpo. Agora, junto com a federação, ela está propondo “um estudo visando avaliar a maneira como as pistas podem ser limpas da maneira mais eficiente”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.