F1 – Pirelli: Pneus de 2018 não ajudariam equipes insatisfeitas

Pneus da Fórmula 1

Mario Isola, chefe da Pirelli na Fórmula 1, afirma que é errado assumir que voltar aos pneus do ano passado ajudaria as equipes que estão enfrentando problemas com a especificação de 2019.

Em meio ao começo de temporada dominante da Mercedes, os pneus de 2019 têm sido criticados por várias equipes devido à dificuldade excessiva de colocá-los em sua temperatura operacional ideal. Isso inclusive provocou pedidos para a Pirelli retornar aos seus pneus de 2018, apesar de ninguém ainda ter feito uma solicitação formal.

“Os pneus são novos, mas os carros também são”, declarou Isola ao site Autosport. “Há um novo pacote aerodinâmico gerando downforce diferente comparado ao ano passado. Se voltarmos à especificação de 2018, não tenho certeza se funcionaria com um carro novo. Não podemos assumir que os pneus de 2018 funcionariam com os carros atuais”.

Um dos maiores críticos do impacto que os pneus de 2019 vêm tendo na ordem competitiva é Helmut Marko, consultor de automobilismo da Red Bull. Ele disse à Speed Week, de propriedade da Red Bull, que não houve reclamações antes do início da temporada porque “o problema não era previsível”.

“Os testes de inverno ocorrem em temperaturas muito baixas que você não encontrar em nenhum outro momento do ano”, declarou ele. “Naquela época, as pessoas ainda pensavam que isso poderia ser corrigido de algum modo. Entretanto, não foi o caso”.

Entretanto, Isola diz que as equipes estão enfrentando a mesma “curva de aprendizado” de sempre.

“Todas as equipes estão tentando compreender da maneira mais rápida como usar os pneus”, comentou Isola. “Alguém é melhor e consegue fazer isso antes. Outros levam mais tempo. Enquanto tivermos um produto seguro, confiável, sem bolhas e que não superaqueça, ficamos satisfeitos”.

“A diferença é que não podemos modificar os pneus durante a temporada, eles podem modificar o carro. Portanto, não estamos no controle do processo deles para modificar o carro. Eles estão livres para fazer o que quiserem”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.