F1 – Pirelli insatisfeita por não poder usar carro atual nos testes
terça-feira, 21 de agosto de 2012 às 9:40A janela operacional notavelmente estreita dos pneus Pirelli deste ano poderia ter sido evitada com a ajuda das equipes da Fórmula 1.
Essa é a alegação do chefe de competição da marca, Paul Hembery, que disse que a fornecedora oficial da categoria não previu todas as características do pneu de 2012.
“Os mesmos pneus usados em um carro de 2010 não possuem o mesmo nível de desafio”, declarou o britânico.
Até o ano passado, a Pirelli estava desenvolvendo seus pneus de Fórmula 1 com o carro de 2009 da Toyota, atualizado para simular as mudanças no regulamento. Agora, a marca vem trabalhando com o Renault de 2010.
Porém, Hembery disse que o “equilíbrio aerodinâmico de um carro de 2010 é fundamentalmente diferente quando comparado aos monopostos deste ano. “Isso é importante, porque muda a energia que vai para o pneu e a temperatura relativa da frente para a traseira”, explicou ele.
Ao ser questionado se a Pirelli havia previsto as características do pneu de 2012, Hembery revelou: “Não, porque não pudemos vê-las no carro de 2010”.
Então, quando lhe perguntaram se a marca vai seguir em frente com seu programa de testes com o carro da Renault, ele respondeu: “É o único que podemos testar. É claro que não gostamos de testar um carro de dois anos, mas até mesmo chegar a isso foi uma grande batalha”.
Hembery explicou que a Pirelli precisaria da concordância das equipes para testar um carro especificação 2012, “e elas não irão concordar”.
“Levou 18 meses para que chegassem a um consenso da última vez, e tivemos de trabalhar com um carro de 2010. Eu nem sequer posso ter um carro do ano passado, infelizmente. Os carros mudam bastante de um ano para outro, e em termos dos compostos, estamos falando de parâmetros muito precisos”.
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