F1 – Pilotos querem usar o DRS na curva 130R de Suzuka

Curva 130R – Suzuka

Sergio Perez acredita que Suzuka deveria ter uma zona do DRS na reta oposta forçando os pilotos a correrem o risco de contornar a famosa curva 130R com a asa traseira aberta.

A FIA vem fazendo experiências com zonas adicionais ou mais longas para o sistema de redução de arrasto na tentativa de facilitar as ultrapassagens este ano.

Contudo, a federação optou por não estender a zona do DRS em Suzuka por causa da curva de entrada da reta dos boxes e sentiu que uma segunda zona não seria apropriada devido à veloz 130R.

A FIA acredita que isso seria um erro, independente da zona do DRS terminar imediatamente antes ou incluir a 130R, após as reclamações quando os pilotos puderam usar o DRS na primeira curva em Silverstone, mas Perez declarou: “A curva 1 de Silverstone é muito mais difícil do que a 130R”.

“Se você quiser levantar o pé e então voltar ao DRS, realmente depende de você. Há pilotos que correm mais riscos do que outros, mas a decisão deve caber ao piloto, e creio que somos bons o suficiente para isso”.

Perez e Charles Leclerc esperam que o assunto seja discutido na reunião dos pilotos de sexta-feira.

Leclerc disse que uma segunda zona do DRS “provavelmente teria feito sentido”. Lance Stroll e o companheiro de Perez na Force India, Esteban Ocon, se juntaram ao coro de pilotos favoráveis à adição.

Stroll afirmou que o fato da 130R ser contornada de pé embaixo ou não “provavelmente não é a razão pela qual deveríamos debater uma zona do DRS na reta oposta”.

“Acredito que só pode ajudar nas ultrapassagens”, disse Stroll. “Devido à natureza do circuito, já é bastante difícil seguir outro carro nas curvas de alta velocidade”.

Ocon concordou que seria “ainda mais difícil do que a curva 1 de Silverstone” e acrescentou: “Só poderia ajudar a ultrapassar na última chicane. Na corrida, provavelmente não seria de pé cravado, principalmente seguindo outros carros, mas poderia ser um desafio interessante na classificação”.

Quer concorrer a uma réplica do capacete do Ayrton Senna? Clique AQUI e palpite sobre quem vai vencer o GP do Japão de Formula 1 no próximo domingo!

 

LS - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.