F1 – Pilotos mais pesados pedem mudança na regra de peso mínimo

quinta-feira, 3 de outubro de 2013 às 16:07

Nico Hulkenberg

Nico Hulkenberg espera que a GPDA (Associação de Pilotos da F1) lute para que alguns pilotos não sejam prejudicados por serem pesados demais para os novos carros de 2014.

Com a equipes finalizando os desenhos dos seus bólidos para a próxima temporada, rumores indicam que algumas escuderias estão tendo muitas dificuldades em fazer com que a combinação carro/piloto fique perto dos 690 kg permitidos. Isso significa que os mais pesados, como Hulkenberg, correm o risco de verem suas carreiras prejudicadas, especialmente na busca por uma vaga competitiva.

O alemão, que sofre com sua altura e peso desde sua entrada na F1, disse que o novo regulamento de 2014, que inclui motores mais pesados, faz com que o assunto se torne ainda mais importante.

“Acho que houve uma situação similar em 2009, quando o KERS foi introduzido e os pilotos tiveram que perder peso,” explicou Hulkenberg. “Infelizmente, não posso mudar minha fisionomia, sou alto e consequentemente mais pesado, mas não tanto quanto outros pilotos. Eu não controlo o regulamento, mas acho que seria mais justo se o peso mínimo aumentasse, para colocar todo mundo em condições de igualdade.”

“Os que são 10 à 15 kg mais leves terão uma grande vantagem na distribuição de pesos da versão de 2014 do carro. Acho que falaremos sobre isso na reunião da GPDA, tenho quase certeza disso,” completou Hulkenberg.

Jenson Button, diretor da Associação e um dos pilotos mais pesados do grid com 74 kg, disse que a situação precisa ser repensada.

“Pode ser um grande problema, e não sabemos o quanto isso poderá influenciar os resultados a partir do próximo ano, mas vai ser complicado mudar alguma coisa,” explicou Button. “Todo ano começamos com um certo peso, mas com o passar das etapas e com a introdução de novas peças, o carro acaba ficando mais pesado.”

“Claro que isso prejudica os pilotos mais altos ou mais fortes, e é injusto pedir para que percam peso, porque alguns simplesmente não podem. Você precisa ter um pouco de músculo para pilotar um carro de F1. Não vejo razão para que não possamos aumentar o peso mínimo em 10 kg. Esse problema é algo fácil de se resolver, porque caso contrário, poderá acabar atrapalhando a carreira de um piloto,” completou Button.

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.