F1 – Panela de pressão começa a ferver na Mercedes

sexta-feira, 10 de maio de 2019 às 18:44

Lewis Hamilton e Valtteri Bottas

Parece que o texto publicado ontem pelo Autoracing escrito pelo Speed Racer já tem algo no ar…

Lewis Hamilton disparou um aviso para seu companheiro de equipe na sexta-feira, quando, após ficar em P2 em ambos os treinos no GP da Espanha, ele revelou que seu engenheiro de desempenho foi transferido para trabalhar com seu companheiro de equipe Valtteri Bottas.

“Isso tem sido uma boa ajuda para ele – e ele aprendeu muito com isso”, disse o pentacampeão mundial para Riccardo Musconi, que estava passando por ele dentro da garagem da Mercedes.

“As coisas que eu estava fazendo com minhas configurações – que meu ex-engenheiro agora está encorajando-o a fazer – definitivamente o ajudaram a avançar na direção certa. Então, o pequeno passo que ele deu é esperado.”

“Agora tenho um novo engenheiro. Trabalhamos bem juntos, mas leva tempo para construir um relacionamento. Não é tão forte quanto algo que foi construído ao longo de seis anos.”

A explicação de Hamilton para o novo ritmo forte de Bottas e seu progresso para liderar o campeonato de pilotos no início da temporada, veio no dia em que o finlandês brilhou e liderou os tempos em ambas as sessões.

Musconi foi promovido a engenheiro de corridas de Bottas depois que seu antecessor, Tony Ross, mudou-se para uma posição na equipe Mercedes da FE.

Sua chegada coincidiu com uma recuperação dramática no ritmo de Bottas, duas vitórias em quatro corridas e a liderança da tabela pelo título à frente de Hamilton, que ficou a apenas cinco centésimos de segundo no TL2 de sexta-feira, enquanto os dois pilotos da Mercedes lutaram pela supremacia.

Charles Leclerc e Sebastian Vettel, da Ferrari, ficaram em P2 e P3, à frente de Max Verstappen com seu Red Bull.

Os comentários de Hamilton seguiram seu elogio pré-corrida pelo código de conduta da equipe para os dois pilotos, um movimento feito pela Mercedes para evitar qualquer repetição de 2016, quando Nico Rosberg venceu Hamilton pelo título após uma temporada em que eles quase chegaram às “vias de fato” algumas vezes na garagem da Mercedes.

Confirmou-se também que as tensões dentro da Mercedes estão aumentando com a dupla emergindo como protagonistas mais prováveis em um duelo pelo título, a menos que a Ferrari possa rapidamente recuperar o ritmo necessário para montar um desafio sério.

“É sobre toda a temporada”
“Ganhar o campeonato não é só ganhar algumas corridas”, disse Hamilton, em outra observação carregada de intenção.

“É sobre toda a temporada. Será interessante ver como ele vai se sair em condições mais difíceis. Nós só tivemos quatro corridas para assistir até agora…”

Hamilton também deixou clara sua resposta às sugestões de que esta temporada poderia vê-lo enfrentando um cenário semelhante ao de 2016.

“Eu cresci muito desde então. Sou muito mais forte dentro e fora do carro e sou muito melhor em saber como administrar meus relacionamentos”, disse ele, descartando qualquer pensamento sobre um colapso nas relações com o frio e gentil Bottas.

“Eu não tenho nenhuma dúvida da minha habilidade. Estou aqui para enfrentar qualquer desafio e quem quiser que me desafie. Tudo está ótimo dentro da equipe. O respeito está lá, então não espere o que você viu no passado.”

Depois de uma luta sem vitórias em 2018, Bottas aproveitou o desafio de competir contra Hamilton este ano e continuou a mostrar sua velocidade com outra forte exibição em um dia quente, ventoso e seco no Circuito da Catalunha.

“É sempre um dia interessante quando você traz novas peças para o carro para ter uma ideia e ver se elas apresentam o desempenho”, disse ele. “Hoje, o carro estava muito bom.”

“Foi completamente diferente de como foi nos testes de inverno e o nosso desempenho nas curvas melhorou. O equilíbrio durante a volta inteira também está melhor, então parece que tomamos a direção certa desde o inverno”.

 

[the_ad id=”237860″]

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.