F1 – Os meros vislumbres do Renault RS20

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020 às 1:12

Renault RS20

“Na Formula 1 deve-se falar pouco e entregar muito” Esse mantra sempre foi repetido por Bernie Ecclestone e aos poucos foi incorporado pelas equipes da categoria, especialmente as vencedoras.

Quando a Renault anunciou seu evento de lançamento, prometeu meros “vislumbres” de seu novo RS20, cobrindo o fato de que o carro de Formula 1 real estaria ausente das festividades. Embora frustrante, também era uma metáfora perfeita para a equipe de várias maneiras.

Tudo o que a Renault realmente mostrou ao retornar à F1 como uma equipe de fábrica com muita gordura são vislumbres; vislumbres de potencial que ainda não foram cumpridos, já que suas esperanças de se tornar um verdadeiro candidato às vitórias em 2019 acabaram em nada com um RS19 cheio de problemas.

Para alguém que gosta de bisbilhotar os carros e oferecer sugestões sobre o que cada parte do carro pode estar fazendo, as imagens ‘teaser’ (provocadoras) da Renault oferecem pouco. Há dicas de uma nova direção no desenho, um novo esquema de pintura e o primeiro olhar para a tampa preta e vermelha de Esteban Ocon espreitando para fora do cockpit, mas há pouco mais a seguir.

Notório por usar carros antigos em eventos de lançamento e fornecer algumas especificações de desenvolvimento antigas, o esquadrão de Enstone gosta de manter suas cartas perto do peito.

Independentemente disso, talvez valha a pena examinar o que as representações iniciais podem dizer.

Certamente há uma mudança na transição do nariz, que se curva para dentro antes dos componentes da suspensão de maneira semelhante à Mercedes e McLaren. Embora seja importante lembrar que é apenas um simples vislumbre, isso sugere que a Renault aumentou a complexidade do nariz e optou por um elaborado sistema de snorkel semelhante ao da Red Bull. Mas também pode não ser nada disso.

Acima dessa nova transição, o duto S e as aletas parecem ter sido retidos no carro do ano passado, assim como as cristas ao longo da borda da antepara do chassi. Se eles vão aparecer no carro final é uma incógnita.

A entrada de ar e a tampa do motor também parecem enraizadas no design do RS19, apresentando a entrada em forma de losango com uma “embalagem” robusta. A Renault, como a Honda, gosta de embalar muitos equipamentos de refrigeração nessa área, liberando parte do espaço nos sidepods para permitir uma carroceria mais apertada.

A Renault também ofereceu um vislumbre de sua traseira, que parece tão estreita quanto o carro do ano passado.

Ela também tem uma forma sutil de colher no plano principal da asa traseira, que geralmente é vista em pistas que exigem mais downforce. Distintamente semelhante a uma das configurações do ano passado, a Renault também parece estar persistindo nos projetos complexos de placas finais executadas no ano passado.

A equipe parece estar usando o ponto em que a placa final se destaca para conseguir um pouco mais de downforce, mas com a imagem desfocada oferece apenas uma prévia, é difícil entender o arranjo real.

Além desses pequenos elementos, os “vislumbres” das mídias sociais oferecem muito pouco além dos componentes obrigatórios e uma espiada superficial em uma pintura totalmente preta e fosca. Mas, assim como a Renault apresentou uma pintura totalmente preta antes de 2016, antes de voltar ao esquema amarelo que acabou usando, não há nenhuma pista real de que isso será usado.

Quer a Renault revele uma renderização completa antes dos testes ou não, parece um pouco barato que a equipe tenha estabelecido seu lançamento – particularmente em uma das semanas mais esperadas da F1 – apenas para oferecer visuais superficiais.

Independentemente disso, a maior batalha da Renault em 2020 será convencer sua controladora a continuar financiando suas aspirações na F1. A Renault não foi tão bem financiada quanto as outras equipes de fábrica, e muito orçamento foi gasto na reforma das instalações de Enstone, aparentemente em ruínas, para algo mais digno de uma equipe de fábrica.

Mas a relutância em investir o dinheiro cria um ciclo vicioso, no qual a Renault fica ainda mais relutante em investir o dinheiro, à medida que a equipe tem um desempenho inferior.

Ter Ocon no plantel é presumivelmente uma opção mais barata que Nico Hulkenberg, o que deve compensar o forte peso que Daniel Ricciardo tem no orçamento. Mas há um equilíbrio difícil entre colocar dinheiro em desenvolvimento e colocar dinheiro em pilotos – um deve, realisticamente vir antes do outro.

Se Ricciardo tomou a decisão certa de deixar a Red Bull veremos este ano, e embora exista a perspectiva de transformar a Renault em ‘sua’ equipe de maneira semelhante a Lewis Hamilton na Mercedes, o primeiro ano do atual hexacampeão mundial com a equipe de Brackley em 2013 foi pelo menos marcado por pódios e uma vitória na Hungria.

Por seus esforços em 2019, Ricciardo sequer subiu ao pódio.

Este ano, o australiano deve ter um objetivo para cumprir, enquanto Ocon deve cumprir a promessa que ele mostrou na Force India, antes de entrar em conflito com o companheiro de equipe Sergio Perez (e ex-rival da F3 Max Verstappen) em diversas ocasiões.

Ocon é rápido e consistente e, esperançosamente, o ano passado empoleirado no ombro de Toto Wolff como um papagaio magro, deu ao francês a visão de como se apresentar como Hamilton ou Valtteri Bottas regularmente. Ricciardo, entretanto, não deve deixar a cabeça cair se o RS20 for outro carro mediano – desempenhos fortes, apesar de máquinas abaixo do ideal, podem recompensar generosamente o piloto.

Atualmente, duas questões importantes pairam sobre a Renault nesta temporada. Em primeiro lugar, a equipe pode desistir de um decepcionante 2019 e começar a aparecer no pódio e, em segundo lugar, a Renault continuará em 2021? A resposta para a primeira pergunta pode muito bem influenciar a segunda.

E quando os membros do conselho da Renault se encontrarem no final deste ano para discussões difíceis sobre o futuro da equipe de F1, o diretor da equipe, Cyril Abiteboul, espera mostrar mais do que meros vislumbres para garantir o futuro da equipe.

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