F1 – Ordem ignorada pode ter sido “um erro”, segundo relato

quinta-feira, 28 de março de 2013 às 9:20

Sebastian Vettel e Mark Webber

Pode haver verdade na alegação de Sebastian Vettel de que ele não ignorou deliberadamente as ordens da equipe na Malásia no último domingo.

De fato, após celebrar a vitória em Sepang a princípio, a expressão do alemão só se fechou quando Mark Webber repetiu furiosamente o código “Multi-21” enquanto eles se preparavam para subir ao pódio. “Eu conversei com ele (Webber) e ele foi direto ao ponto. Foi quando eu percebi”, declarou Vettel ao site oficial da Fórmula 1.

A Sport Bild da Alemanha alega que Vettel realmente pode ter entendido mal ou minimizado a importância da ordem “Multi-21” – que pode ter sido enviada aos pilotos pelo mostrador digital de mensagens no volante. Helmut Marko disse à Servus TV da Áustria: “Nós temos esse código – o ’21’ – que foi usado por nosso engenheiro de corrida em duas ocasiões. Não houve resposta”.

O escândalo das ordens de equipe provocado pelos eventos de domingo continua gerando repercussões. Bernie Ecclestone se manifestou, dizendo que, se fosse um tricampeão mundial como Vettel, também teria ignorado a ordem. “Eu provavelmente faria exatamente o que Kimi Raikkonen fez quando tentaram lhe dar algumas instruções. Diria ‘eu sei o que estou fazendo'”, afirmou o chefe executivo da Fórmula 1.

Peter Mucke, ex-mentor de Vettel na Fórmula BMW, concorda: “Um piloto que quer vencer o campeonato mundial não deve aceitar compromissos. Pilotos de corrida são egoístas, até mesmo em um esporte de equipe”, declarou ele ao jornal Der Tagesspiegel.

A saga inclusive gerou uma discussão entre Christian Horner e Flavio Briatore, depois que o controverso ex-chefe da Renault acusou Horner de perder o controle da Red Bull e ser “fraco”. Briatore disse à rádio italiana RAI: “Christian nem sequer teve a força para subir ao pódio, porque eles estão assustados com um piloto no comando ao invés do chefe da equipe”.

A Red Bull respondeu em uma declaração: “Um chefe de equipe ‘fraco’ não conseguiria levar uma equipe a três campeonatos mundiais consecutivos e supervisionar o trabalho extensivo que esse feito requer – enquanto também gerencia dois pilotos talentosos”.

Ao mesmo tempo, Briatore se afastou da controvérsia, insistindo que seus comentários foram “mal interpretados” porque ele tem “muito respeito” por Horner. “Como chefe de equipe, acho que Chris tem feito um trabalho excelente não apenas pela Red Bull, mas pela Fórmula 1 em geral, e, sem dúvida, ele continua fazendo isso”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.