F1 – O que diz o regulamento da FIA sobre os pneus 30/06/2004)

quinta-feira, 18 de novembro de 2010 às 13:30
Pneus Bridgestone

A Fórmula 1 conta atualmente com duas fabricantes de pneus (mais são permitidas pelo regulamento da FIA); Bridgestone e Michelin. Ambas as empresas devem estar preparadas para fornecer seus compostos para 60% do grid, o que acontece atualmente.

Das dez escuderias da categoria, a Michelin equipa seis: Williams, McLaren, Renault, BAR, Jaguar e Toyota. A Bridgestone fornece pneus para a Ferrari, Sauber, Jordan e Minardi.

Durante um fim de semana de GP, os pilotos têm a permissão para usar mais de 40 pneus (20 jogos) para pista seca, mas somente de dois tipos de compostos. No caso de chuva é permitido o uso de 14 jogos de pneus, sendo apenas de uma especificação. Entretanto, o controle de como e quando esses pneumáticos são usados é extremo.

O que resta do pneu no fim de prova

Na sexta-feira de GP, cada piloto pode usar três sets de pneus para piso seco, sendo que dois desses jogos devem ser da mesma especificação. Antes do primeiro treino livre do sábado, os corredores devem informar à Federação com qual tipo de pneu disputarão a corrida. Essa regra muda no caso de as sessões livres de sexta acontecerem sob chuva. Nesse caso, a escolha dos compostos pode ser definida após os treinos livres do sábado.

Os pneus de chuva têm quatro ranhuras, com desenho e profundidade estritamente especificados pela FIA. Embora a entidade não defina como deva ser a “aparência” dos compostos durante as corridas, há regras bastante rígidas quanto às medidas dos pneumáticos – analisados antes e depois de cada etapa.

Pneu de chuva

A utilização dos pneus de chuva em treinos de classificação depende da aprovação da FIA. Os compostos somente são liberados se a pista for declarada molhada pelo diretor de prova. As fabricantes podem levar mais de um tipo de pneu de chuva para as corridas, mas estes devem ser aprovados pela Federação Internacional de Automobilismo.

Todos os pneus recebem um código de barra no início do fim de semana de GP para que a FIA possa ter o controle sobre os mesmos e garantir o cumprimento das regras por parte das equipes.

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.