F1 – O Grande Prêmio da Itália está perto de ser salvo

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015 às 16:55

GP de Monza

Boa notícia para os verdadeiros fãs da F1: o GP da Itália, em Monza, uma das poucas corridas históricas restantes, está próximo de ser salvo.

O presente e o futuro do evento icônico tinha sido posto em perigo pelo aumento das demandas financeiras de Bernie Ecclestone, que está descontente com o contrato atual, que termina após a corrida de 2016. Como resultado, imediatamente após a sua nomeação como novo chefe da ACI Milan – o órgão que gerencia o circuito – Ivan Capelli iniciou uma campanha de lobby pró-Monza, que tem se mostrado eficaz.

O governo regional da Lombardia concordou há alguns meses em conceder uma contribuição 70 milhões de euros para a pista. Em troca, se tornaria coproprietário do Parco e Villa de Monza, com as cidades de Milão e Monza.

Infelizmente, um último obstáculo entrou no caminho. Pela dimensão da área, a transação implicava num pagamento de impostos e direitos de registro de até 20 milhões de euros, um preço que a região não poderia justificar a partir de um ponto de vista político. Uma tentativa de retirar o imposto no final de 2014 fracassou, já que o governo italiano recusou.

No entanto, o gabinete de Matteo Renzi, primeiro ministro italiano, desde então mudou sua abordagem. Agora, o acordo de Monza está confirmado para estar na lista de exceções ligadas ao decreto que altera o orçamento nacional que a câmara baixa do Parlamento está começando a debater e votar esta semana.

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.