F1 – O GP da Malásia do ponto de vista de um pneu
sexta-feira, 23 de março de 2012 às 17:32No próximo domingo, dia 25, ocorre na Malásia a segunda prova da temporada 2012 da Fórmula 1. O circuito de Sepang é um dos mais difíceis para os pneus por conta da alta temperatura da pista, que pode exceder os 50 graus centígrados durante o dia, além da superfície abrasiva.
O outro ponto-chave em relação aos pneus é a alta demanda lateral imposta pelo circuito, tendo as sequencias de curvas cinco a sete e 12 a 13 como as mais desafiadoras.
Durante a entrada da primeira curva, apenas 460 metros após a linha de largada, os pneus dianteiros tem que fornecer aderência e direção – que se torna crítica no meio da curva devido à baixa velocidade e consequente falta de downforce aerodinâmica. A tração é particularmente importante para a segunda curva, pois ela leva a uma reta de alta velocidade, portanto, uma boa saída é essencial.
Através das curvas rápidas do circuito (duas delas são feitas a mais de 250km/h) os pneus tem que lidar com forças laterais até 4G principalmente na região dos ombros: justamente a parte que retém mais calor. Principalmente para contornar a curva três, os pilotos precisam de muita estabilidade dos pneus.
As curvas cinco e seis também são rápidas e o carro está sempre rente ao chão, pois não há zebras altas em Sepang. Como sempre, os pneus são uma parte vital da suspensão do carro, absorvendo qualquer solavanco e imperfeições da pista.
A última curva, a 15ª, leva a uma desaceleração de 5.3G. A frenagem é feita em uma linha reta para maximizar a sua eficiência. Em seguida, o piloto faz a curva em alta velocidade, com o pneu externo absorvendo toda a força de ambas as acelerações: transversais e longitudinais. A entrada para esta curva geralmente oferece uma boa oportunidade para ultrapassagens, graças ao uso do KERS e DRS também.
autoracing, circuito, domingo, f1, malasia, noticias, pista, pneus, prova, sepang, temperatura, temporada 2012
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.