F1 – Número de ultrapassagens caiu pela metade nesta temporada

quinta-feira, 17 de agosto de 2017 às 12:52
Ferrari e Mercedes

Ferrari e Mercedes

A Fórmula 1 teve muitos elogios nesta temporada depois que a Ferrari e Mercedes surgiram dos testes de pré-temporada fechados em uma batalha que parece estar indo para a rodada final em Abu Dhabi.

Apesar da emoção adicional de duas equipes lutarem cabeça a cabeça, as estatísticas mostram que houve muito menos ultrapassagens nesta temporada em comparação com o ano passado.

Muitos esperavam que as ultrapassagens fossem um sucesso em 2017, já que as novas regras criam muito mais ar turbulento. Em corridas como a Hungria, era claramente evidente que alguns carros achavam quase impossível chegar ao carro na frente.

Em 2016, foram realizadas 553 ultrapassagens após as primeiras onze corridas da temporada. No entanto, após as primeiras onze de 2017, apenas 244 foram feitas, menos da metade do valor de 2016.

O GP do Azerbaijão foi a corrida mais agitada este ano, com 59 ultrapassagens sendo feitas. Em contrapartida, a Rússia teve apenas uma manobra.

Falando sobre ultrapassagem, Sergio Perez da Force India, afirmou: “É muito mais difícil passar alguém nessa temporada do que nos anos anteriores porque as zonas de frenagem são muito mais curtas, os carros têm muito mais downforce e os pneus desgastam menos. No ano passado você tinha que ser um segundo e meio mais rápido que o carro na frente, este ano você tem que ser dois segundos”.

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.