F1 – Novo formato de classificação estará pronto para Melbourne

quarta-feira, 2 de março de 2016 às 13:33
Largada GP da Itália de 2015

Largada GP da Itália de 2015

A F1 ajustou os planos para um novo sistema de classificação, com o formato revisto pronto para ser introduzido na abertura da temporada no GP da Austrália.

O formato de classificação de estilo eliminação votado pela Comissão de F1 será aplicado, mas apenas para os dois primeiros segmentos da sessão, depois de novos debates.

O Q3 permanecerá o mesmo, mas contará com apenas oito pilotos, em vez de dez, como acontecia anteriormente.

Os Q1 e Q2 vão durar 16 minutos cada e depois de sete minutos, os pilotos começarão a serem eliminados em intervalos de 90 segundos.

O que deixará oito pilotos para lutar pela pole durante 12 minutos para garantir o drama no final do último segmento.

Quando a ideia foi apresentada pela primeira vez, os aspectos intrincados de como funcionava não estavam claros e recebeu uma resposta morna dos pilotos.

Bernie Ecclestone havia dito que não podia ser introduzido até o GP da Espanha por causa das complexidades da mudança do software.

Mas acredita-se que uma solução foi encontrada para permitir que o formato revisto seja introduzido em Melbourne e evitar que os fãs fiquem confusos com a mudança durante a temporada.

O novo formato ainda precisa da ratificação do Conselho Mundial de Automobilismo.

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.