F1 – Newey revela seu truque para espionar a Ferrari

terça-feira, 7 de novembro de 2017 às 13:00

Adrian Newey

As equipes usam vários estratagemas e táticas para se espionarem, mas quando se trata de jogos na Fórmula 1, Adrian Newey é um veterano.

Em um novo livro que narra sua carreira nas corridas, o designer mais prestigiado da F1, que criou carros vencedores para a Williams, McLaren e Red Bull, ofereceu uma visão sobre como ele pode descobrir alguns dos segredos de seus rivais.

“Depois que uma corrida é completada, os carros estão sujeitos a verificações para garantir que tenham disputado em uma configuração legal”, escreve Newey em seu livro ‘How to Build a Car’.

“Uma vez que essas checagens estão completas, há uma hora de parque fechado durante o qual os carros são mantidos em uma área. Se uma equipe rival deseja fazer um protesto durante esse tempo, pode fazê-lo”.

“Junto com essa situação, há outra possibilidade com muita liberdade que ocorre quando os carros são mantidos no que chamamos de grid falso antes de uma corrida”.

“Os engenheiros, como eu, aproveitam a oportunidade para dar uma olhada em outros carros. Os mecânicos, quando veem um engenheiro sênior de uma equipe adversária – por exemplo, eu – na vizinhança, ficam em volta do carro, tentando atrapalhar o que eu estou olhando”.

“A Ferrari, em particular, é uma verdadeira colmeia de atividade quando ando na direção deles”.

“Como resultado, o que eu faço é olhar para uma seção do carro, que não estou particularmente interessado, atraindo os mecânicos para mim, como abelhas para o mel, enquanto um de nossos fotógrafos tira fotos do que eu realmente quero”.

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.