F1 – Newey: Red Bull estava “preocupada” antes da temporada 2012

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012 às 9:20

Red Bull

Adrian Newey admitiu que começou a temporada 2012 se sentindo “preocupado” com a provável performance da Red Bull.

“Infelizmente, nós percebemos mesmo antes da temporada que levaria algum tempo para compreender o carro”, declarou Newey à revista italiana Autosprint.

“Estávamos preocupados. O problema era com o escapamento ‘soprado’ que introduzimos em 2010, e ao redor do qual projetamos completamente o carro de 2011. Tudo, incluindo a posição das baterias, foi baseado nele”.

Quando lhe disseram que ele obviamente ressente as restrições das regras do escapamento por parte da FIA, Newey admitiu: “Sim, porque é uma restrição. Se você limitar demais o regulamento, na minha opinião se torna ‘GP1’ – apenas uma marca, e não a Fórmula 1”.

Até mesmo antes da temporada 2013, a FIA ainda está ajustando as regras a fim de fechar brechas: os próximos carros, por exemplo, terão de passar por testes da flexibilidade no bico ainda mais rígidos.

“O fato é que o chamado ‘espírito do regulamento’ não existe realmente”, insiste Newey. “Se você encontra uma brecha que lhe permite derrotar o propósito da regra existente, mas sem violar o texto do regulamento, então precisamos ver se é praticável.Essa é a natureza da Fórmula 1”.

“Sim, encontramos algumas possibilidades que talvez as regras não forneçam, mas que não são proibidas. Isso deixa as outras pessoas irritadas, mas estou cansado de estar constantemente sob ataque, pois a realidade é que as outras equipes e a FIA sempre se mantiveram de olho em nós. Mas nunca encontram nenhuma regra que violamos”.

E Newey sugeriu que a “choradeira” das outras equipes não é apenas irritante, mas também hipócrita. “Como o famoso ‘buraco no assoalho’ que introduzimos no Bahrain”, disse ele. “Em outro ponto do ano, a Ferrari estava utilizando uma solução idêntica”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.