F1 – Mudanças de regras para 2019 “muito maiores” do que a introdução do halo

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019 às 11:50

Renault

As novas regras para a temporada 2019 da Fórmula 1 terão um impacto mais dramático no design do carro do que a introdução do halo no ano passado, de acordo com o diretor técnico da Renault, Nick Chester.

Entre as mudanças na especificação técnica dos carros para esta temporada estão as asas dianteiras mais largas, as asas traseiras mais altas e um aumento na alocação máxima de combustível de 105 kg por corrida para 110 kg.

Embora a introdução do halo no ano passado tenha alterado significativamente a aparência dos carros, ele não criou tantos problemas para os projetistas, de acordo com Chester.

“Não foi uma mudança muito grande, na verdade”, ele refletiu durante a última temporada. “As mudanças em termos de como nos desenvolvemos foram relativamente pequenas”.

“Nós ainda mudamos bastante o carro porque aprendemos muito em 2017 o que queríamos colocar no carro 2018, mas os principais conceitos eram bem parecidos”.

“Tivemos um pouco de problema em termos de cobertura do motor, mas não foi muito grave”.

Embora as novas regras imponham mudanças significativas nos carros deste ano, Chester disse que o projeto 2018 da Renault foi moldado mais por seus objetivos.

“Foram mais os nossos alvos do que queríamos mudar, onde queríamos ganhar mais que as regras”, explicou. “A maior mudança estrutural foi o halo, que foi o que influenciou o design do monocoque”.

“O halo não foi um fator de mudanças para a equipe de design no ano passado”, disse Chester. “As mudanças de 2018 para 2019 serão muito maiores”.

Enquanto alguns chefes técnicos como o Paddy Lowe, da Williams, minimizaram a importância do aumento do limite de combustível, Chester indicou que a Renault provavelmente aproveitaria do aumento do limite.

“Eu acho que algumas pistas você pode fazer”, disse ele. “Depende de qual motor você tem, é claro”.

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