F1 – Mudanças de Alonso e Vettel foram corretas, segundo Briatore

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015 às 9:37

Sebastian Vettel e Fernando Alonso

A saída de Fernando Alonso da Ferrari e a chegada do também campeão mundial Sebastian Vettel foi uma das trocas de piloto mais significativas na história da Fórmula 1.

Mas, de acordo com Flavio Briatore, foi simplesmente o resultado natural de Alonso ter passado cinco anos em Maranello sem conquistar um terceiro título.

Felipe Massa, ex-companheiro de equipe do espanhol, conta uma história similar, revelando que seu frustrado amigo inclusive havia tentado deixar Maranello “dois ou três anos atrás”.

“Acho que o carro do ano passado não era tão bom, os resultados não vieram, mas ele continuou lutando e tentando mudar a equipe”, declarou Massa ao site oficial da Fórmula 1. “Porém, a equipe já estava mudando completamente por dentro, e eles decidiram trocar até mesmo Alonso”.

Falando à rádio italiana Rai, Briatore concorda que a nova dupla da Ferrari, formada por Vettel e Kimi Raikkonen, também é boa.

“Acredito que a troca de pilotos foi apropriada”, declarou Briatore. “Vettel traz algo diferente para a Ferrari e ajuda a motivar um grupo que, em termos de gerenciamento, é completamente novo”.

“Sebastian é bom, mas é difícil para o piloto realmente trazer algo”, acrescentou o italiano. “Eles podem dizer se uma coisa funciona ou não, mas o envolvimento dos pilotos era maior há alguns anos, quando os motores e a aerodinâmica eram menos complexos”.

De qualquer modo, a mudança fez Vettel voltar a sorrir, e a melhoria da atmosfera na equipe vermelha tem sido notável nos testes de pré-temporada. Sergio Marchionne, presidente da Ferrari, até mesmo minimizou a alegação de Maurizio Arrivabene de que Vettel precisou ser convencido a sair da Red Bull.

“Não”, insistiu ele. “Eu simplesmente lhe perguntei se queria correr conosco. Sebastian é um verdadeiro ‘Ferrarista’, então não foi necessário convencê-lo”.

Alonso também parece mais do que feliz com sua mudança, apesar de seu carro novo da McLaren-Honda não estar impressionando nos testes de inverno.

“Sinto-me muito feliz”, disse ele ao diário espanhol AS em Barcelona no último fim de semana, antes de seu acidente no domingo. “Feliz com tudo, com o projeto e por estar envolvido com algo de tanto sucesso quanto a McLaren-Honda”.

“Na semana passada, pilotei o MP4-4 de Senna (de 1988), um carro que estava em um poster no meu quarto, e tive um kart com as mesmas cores”, revelou ele. “Estive no Japão na semana passada e vi novamente o projeto e os recursos que eles possuem, portanto não tenho preocupações”.

“Sei que temos vários problemas iniciais, muitas coisas para acertar e melhorar, mas se eu quiser vencer um campeonato, sei que preciso estar aqui, mesmo levando um, três ou cinco anos”, concluiu Alonso.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.