F1 – Motores mais robustos, a novidade para 2004

quinta-feira, 18 de novembro de 2010 às 13:21
Motor Renault

O novo regulamento da Fórmula 1 para a temporada do ano que vem, levará todas as equipes a alterar sua filosofia de construção de motores. Agora, entre outras novidades, os motores terão que resistir ao dobro da quilometragem que eram capazes de cobrir até esta temporada.

Nesta matéria, a equipe Renault F1 explica alguns efeitos das novas regras do ponto de vista dos engenheiros

O constante esforço no sentido de reduzir os custos da Fórmula 1 levaram a FIA e as fábricas envolvidas com a categoria a abandonar o uso de vários motores durante os finais de semana de corrida. A partir de 2004, cada carro poderá contar com apenas um motor por final de semana, ou seja, os pilotos disputarão todos os treinos (livres e classificatório) e a corrida com o mesmo propulsor. Por questões de resistência, estas novas unidades serão mais robustas, já que terão que resistir a um percurso total de 800 quilômetros e não apenas os 400 quilômetros, para os quais elas eram projetadas anteriormente.

O engenheiro Bernard Dudot, diretor do Departamento de Motores da equipe Renault F1, está coordenando a construção do RS24, nome do novo propulsor da escuderia para 2004. Segundo ele, o primeiro motor da nova geração já estará sendo testado em banco de teste entre novembro ou dezembro. Dois meses depois, esta unidade equipará o novo carro, denominado R24, que atualmente está sendo construído na sede da equipe em Enstone, Inglaterra. “Os programas de desenvolvimento de motor e chassi correm de forma independente, mas ao mesmo tempo são paralelos e associados”, resume Dudot.

Desenho

Dudot explica que atualmente é impossível dissociar o motor do chassi durante o processo de desenvolvimento do novo carro. “Pouca gente sabe, mas a escolha do ângulo do ‘V’ do motor é feita pelo projetista do chassi e não pelo responsável pelo motor”, explica o engenheiro. “Esta escolha é influenciada, em ordem de importância, por imposições da aerodinâmica interna e externa, pela rigidez do conjunto motor/chassi e pela distribuição de peso”, detalha o técnico da equipe Renault F1.

Até a temporada deste ano, a equipe Renault empregava um motor cujo ângulo da bancada de cilindros em “V” era o maior da Fórmula 1. Foi com ele que a equipe venceu sua primeira corrida em 2003 e inseriu-se de vez entre as principais forças da categoria. Com as novas regras, a equipe abandonará esta configuração para adotar um ângulo menor e mais convencional.

No entanto, grande parte da tecnologia do RS23 (usado em 2003) será transferida sem problemas para o novo RS24: “Embora determine muitas coisas, o ângulo do ‘V’ do motor não é tudo. Há outras partes internas bem mais relevantes”, explica Dudot. “As novidades do motor RS24 serão derivadas da tecnologia empregada no modelo anterior. Além do novo ângulo da bancada de cilindros, teremos inúmeras novidades técnicas visando um melhor desempenho dentro das novas regras para 2004”.

Segundo Bernard Dudot, as simulações feitas com computador têm sido positivas: “Nosso novo motor vai responder bem tanto em termos de potência quando no quesito resistência”, diz Dudot. “Este último quesito deve ser algo crítico para os motores projetados para o ano que vem, já que todos deverão dobrar a distância que percorriam até 2003”.

Bernard Dudot

Conheça mais detalhes sobre o novo motor RS24

1 – Mais estreito, o RS24 liberará espaço nas laterais para os coletores de escapamento. Como resultado, os engenheiros poderão projetar sidpods (caixas laterais que abrigam equipamentos como os radiadores e sistemas eletrônicos) mais estreitos, melhorando a aerodinâmica.

2 – A entrada de ar vertical e a menor airbox (duto que conduz o ar até o motor) proporcionarão uma melhora na mistura ar-combustível, aumentando, assim, o torque, especialmente em baixas rotações.

3 – A tecnologia de diversos componentes do motor RS23 (usado em 2003) será transferida para a unidade RS24, já adaptada ao novo regulamento do ano que vem.

4 – A maior altura e área frontal do RS24 proporcionará maior rigidez ao conjunto chassi/motor.

(12/11/03)

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