F1 – Mesmo sem título, Ferrari tem faturamento monstro

quinta-feira, 4 de julho de 2019 às 12:43

Ferrari

O longo período desde o fim da era de ouro, que viu a Ferrari conquistar 8 títulos de construtores e 6 títulos de pilotos, não foi exatamente gentil com a Ferrari em termos esportivos. Vice-campeã seis vezes desde então e terceiro quatro vezes, a equipe de Maranello caiu tão baixo quanto P4 por duas vezes, já que atuou como coadjuvante durante as épocas da Red Bull e da Mercedes.

Sim, enquanto Maranello sofreu na pista, financeiramente tem prosperado, seus vários bônus da FIA garantindo valores pelo menos USD 100 milhões antes mesmo da temporada começar e, eventualmente, saindo com mais dinheiro do que as equipes campeãs nesses anos todos.

Apesar da falta de sucesso, a equipe italiana também prosperou em termos de patrocínio, com novas pesquisas revelando que, apesar da falta de títulos, a equipe de Maranello arrecadou cerca de £ 1,65 bilhão (USD 2,1 bilhões).

O sucesso de patrocínio da Ferrari atingiu o pico em 2010, de £ 196,9 milhões (USD 249,5 milhões), o que, de acordo com a Forbes, foi o maior total anual de qualquer equipe da F1 até o final de 2018.

Naquela época, o contrato da Ferrari com o Santander valia cerca de 39,4 milhões de libras (50 milhões de dólares) por ano, com a Philip Morris desembolsando mais 100 milhões de dólares. Apesar das duras restrições à propaganda do tabaco, a gigante americana ainda está financiando a equipe italiana atualmente em USD 50 milhões por ano.

Curiosamente, outra equipe que teve um desempenho significativamente melhor em termos de patrocínio do que o desempenho nas pistas é a McLaren, que no mesmo período levantou USD 1,2 bilhão em patrocínio.

A equipe atingiu o pico em 2009, apenas um ano antes da Ferrari, quando arrecadou 145,9 milhões de libras (USD 184,9 milhões), embora no ano passado este número tenha caído para 45,6 milhões de libras (USD 57,9 milhões).

Ao longo do período, o impressionante portfólio da equipe Woking incluiu uma série de empresas blue chip, não menos que a Vodafone que, no seu auge, injetava 59,2 milhões de libras (USD 75 milhões) por ano nos cofres da McLaren.

De acordo com a Formula Money Sponsorship Database, entre 2009 e 2018, enquanto a Ferrari arrecadou USD 2,1 bilhões e a McLaren USD 1,2 bilhão, a Red Bull levantou 767,7 milhões de libras, a Mercedes-Brawn 745,8 milhões de libras e a Renault / Lotus 613,3 milhões de libras (USD 777 milhões), a Williams £ 553,5 milhões (USD 701,3 milhões), Sauber / BMW £ 362,7 milhões (USD 459,5 milhões), Force India £ 280,8 milhões (USD 355,8 milhões), Toro Rosso £ 220 milhões (USD 278 milhões) e Haas £ 73,1 milhões (USD 92,6 milhões).

No período, os vários patrocinadores pagaram £ 14 bilhões (USD 17,8) bilhões, com a conta da Ferrari representando cerca de 11,8% do total.

Não importa o quanto a empresa italiana ameace sair se não conseguir o que quer, apenas um tolo se afastaria dessa quantidade de dinheiro quando não precisa sequer entregar um título em troca.

Então, novamente, talvez a falta de incentivo financeiro para ganhar títulos seja o verdadeiro problema da equipe italiana.

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AS - www.autoracing.com.br

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