F1 – Mercedes vai desenvolver regras internas de conduta

sábado, 25 de fevereiro de 2017 às 10:38
Lewis Hamilton e Valtteri Bottas

Lewis Hamilton e Valtteri Bottas

O chefe da Mercedes, Toto Wolff, diz que a equipe campeã do mundo vai desenvolver sua diretriz interna para os pilotos ao longo da temporada, depois de “pontos em branco” surgirem em 2016.

Lewis Hamilton e seu ex-companheiro de equipe Nico Rosberg entraram em confronto várias vezes, principalmente na Bélgica em 2014, e na Espanha e Áustria no ano passado, enquanto lutavam pelo título.

Após a colisão na última volta entre Hamilton e Rosberg na Áustria, que negou uma dobradinha para a Mercedes, a equipe implementou “regras de engajamento”, em uma tentativa de evitar uma repetição.

Elas incluíram “cuidados muito maiores” para evitar colisões entre os pilotos, que permaneceram livres para correr até o final da temporada em Abu Dhabi. Ali, Hamilton, que precisava ganhar com Rosberg fora do pódio, repetidamente ignorou as instruções da equipe para aumentar seu ritmo, em uma tentativa de atrapalhar o rival.

Os esforços de Hamilton foram em última análise em vão, com Rosberg terminando em segundo lugar e garantindo o título, antes de se aposentar do esporte alguns dias depois. Hamilton estará ao lado de Valtteri Bottas para 2017, mas Wolff diz que o código básico de conduta permanece no lugar.

“Esse é um documento interno que cresceu ao longo dos anos, com experiência”, disse Wolff quando questionado sobre as instruções da Mercedes aos pilotos este ano. “Quando você olha para Abu Dhabi, foi provado ter pontos em branco, por isso é algo que queremos continuar a fazer e desenvolver para o benefício da equipe, os pilotos e os espectadores”.

“O conceito básico permanecerá no lugar, talvez vamos chamá-lo de forma diferente e aparar um pouco, adicionar partes que estão faltando, mas não torná-lo um regulamento interno complexo”, explicou o dirigente, que acrescentou que a Mercedes terá de avaliar a sua abordagem dependendo da relação entre os seus pilotos, e também da sua posição na hierarquia.

“Temos que ver quando a temporada começar”, comentou. “Pode ser completamente diferente em termos da dinâmica entre os pilotos, diferente em termos de dinâmica com as outras equipes, mas o conceito básico permanece”.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.