F1 – Mercedes não está sozinha em oportunidades perdidas na Áustria

terça-feira, 3 de julho de 2018 às 12:18

Mercedes e Ferrari

Em face disso, o GP da Áustria foi um golpe de martelo para o campeonato da Mercedes.

A equipe não só não pontuou em um circuito onde parecia dominante durante todo o final de semana, como mostrou claramente fraquezas tanto na confiabilidade quanto na estratégia de corrida durante uma batalha no campeonato na qual o menor deslize pode resultar em um grande impulso no momento.

Se Lewis Hamilton não vencer o campeonato de pilotos em novembro, a Mercedes vai olhar para o resultado de domingo como um dos principais pontos de virada de sua temporada.

E ainda, Sebastian Vettel e Ferrari também podem olhar para o GP da Áustria como uma oportunidade perdida. Num fins de semana muito raro, quando a Mercedes abandonou, foi Max Verstappen, da Red Bull, e não Vettel, que levou o máximo de pontos.

A razão não foi para Red Bull ter um carro superior – embora nada deva ser tirado da notável manobra de Verstappen do quarto lugar para a vitória – com Vettel perdendo a vitória, essencialmente, resumiu-se a um erro descuidado durante a classificação.

Se Vettel estivesse olhando seus espelhos montados no halo no final do Q2, ele teria visto claramente a Renault de Carlos Sainz se aproximar dele e se desviar na reta seguinte. Em vez disso, ele assumiu que a Renault havia parado e acabou bloqueando Sainz na saída da curva 1. Uma penalidade de grid de três lugares se seguiu e, no final, dez pontos foram perdidos na tarde de domingo.

O que é curioso sobre ambas as oportunidades perdidas é que elas não foram as primeiras de seu tipo nas seis primeiras corridas. A estratégia da Mercedes tem sido questionável em pelo menos três ocasiões neste ano, e embora a confiabilidade no carro 44 tenha sido boa até agora, o carro 77 tem uma história diferente para contar.

Igualmente, o erro de Vettel foi o segundo erro descuidado em tantas corridas depois de sua primeira colisão com Bottas na França, e esses erros somam os pontos que faltaram no Azerbaijão, quando ele julgou mal a liderança depois de um Safety Car tardio. Cada erro individual de ambos os lados é compreensível e desculpável no curso normal das corridas, mas somado ao longo de um ano pode ser a diferença entre ganhar e perder um título.

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.