F1 – Mercedes: Hamilton deveria repensar suas táticas políticas

domingo, 1 de outubro de 2017 às 7:45
Toto Wolff e Lewis Hamilton

Toto Wolff e Lewis Hamilton

Toto Wolff pediu a Lewis Hamilton para “repensar” sua posição política pública sobre o polêmico presidente dos EUA, Donald Trump. Nas mídias sociais, o piloto da Mercedes admitiu recentemente que concorda com os jogadores de futebol americano (NFL) que estão optando por “se deitar” durante as interpretações do hino nacional.

E agora em Sepang, Hamilton postou no Instagram um vídeo que descrevia um cão pequeno “humping”, uma sátira de Trump. O vídeo logo desapareceu. “Eu não fiz e não o teria removido”, disse Hamilton à Sky Italia.

O rumor é que a Mercedes pediu ao responsável pelas mídias sociais de Hamilton para excluir o vídeo. Um repórter do jornal La Gazzetta dello Sport perguntou a Wolff na Malásia se ele está preocupado se o vídeo poderia ter ramificações para Hamilton e Mercedes no GP dos EUA no próximo mês.

“Esta é uma história muito controversa e polarizadora”, admitiu o austríaco. “Eu não gostaria de me envolver na política. Os sentimentos de Lewis sobre os direitos humanos são muito fortes e acho que ele queria mostrar isso e provavelmente o Instagram como canal de comunicação é algo que ele precisa repensar. Mas eu posso me relacionar com seus sentimentos”.

“Eu acho que uma das coisas mais importantes nos EUA é que você tem o direito de expressar sua opinião. Eu acho que as equipes esportivas e os esportes devem se unir e não tenho certeza de que isso esteja acontecendo em todo o mundo. Então, eu prefiro liderar pelo exemplo e não comentar sobre a política”, acrescentou.

Mas o britânico Hamilton prometeu continuar a expressar sua “liberdade de expressão”, e nem sequer descarta “se ajoelhar” à frente do GP dos Estados Unidos no Texas.

“Não pensei nisso”, disse ele ao Times. “Eu nem pensei nessa corrida, mas vou ter que começar a pensar sobre isso – o que seria certo para mim, ou eu mesmo preciso me envolver? Eu acho que todos nós precisamos ficar juntos”.

A tentação da Mercedes pode ser dizer a Hamilton que fique fora de política, mas Wolff salienta que essa abordagem não funcionará com o piloto de 32 anos. “Quanto mais você tenta limitá-lo – colocá-lo em uma caixa – o mais prejudicial será para sua performance”, comentou ele ao jornal Telegraph. “A velha mentalidade de ‘um piloto de corrida tem que ser assim ou assado’ é inválida para Lewis”.

Enquanto isso, Hamilton afirma que está disposto a abrir negociações com a Mercedes sobre um novo contrato além de 2018, mas Wolff diz que é muito cedo para isso. “Queremos que ele fique um pouco. Mas queremos ganhar o campeonato primeiro e depois abrir discussões porque podem demorar um pouco”, concluiu.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.