F1 – Mercedes explica batida entre Hamilton e Rosberg, que se defendem

domingo, 15 de maio de 2016 às 14:27
Acidente na Espanha

Acidente na Espanha

A Mercedes confirmou que Nico Rosberg estava com a regulagem errada de motor quando ele colidiu com Lewis Hamilton no início do GP espanhol. No entanto, apesar de ambos os pilotos terem abandonado na sequência da sua colisão, a equipe prometeu que vai continuar a deixar Rosberg e Hamilton competirem livremente.

De acordo com Hamilton, ele estava 17 km/h ​​mais rápido do que Rosberg quando eles bateram, com o alemão admitindo que o motor estava em “modo incorreto e eu estava perdendo potência”. Mas Rosberg também disse que ficou “muito surpreso que ele (Lewis) tenha tentado aquela brecha”.

Cuidadosamente escolhendo uma linha diplomática entre os dois pilotos, Toto Wolff disse a uma coletiva de imprensa lotada: “Eu acho que a manobra foi justa o suficiente para ser tentada. O resultado foi lamentável, mas fazer a manobra, ver a luz (no carro de Rosberg) piscando e tentar é o que ele (Lewis) deveria ter feito”.

“E também não se pode culpar Nico por fechar a porta. Mas a diferença de velocidade apenas desencadeou o incidente no final. Nico estava na configuração errada e é por isso que ele perdeu potência. Ele não tinha tanta potência como Lewis. Isso explica por que tudo correu tão rapidamente. Havia uma discrepância na velocidade, eles precisavam tomar uma decisão em uma fração de segundo, o que terminou com Lewis batendo em Nico”, comentou Wolff, que lembrou da batida na Bélgica em 2014.

“Spa em 2014 foi uma situação completamente diferente da equipe na época. Mas continuamos com a abordagem de deixá-los correr, ficou claro que, eventualmente, isso poderia acontecer. E vamos continuar a deixá-los correr. Hoje foi apenas um par de coincidências infelizes onde acabamos perdendo como uma equipe. Por isso, foi diferente de Spa”, completou o chefe da Mercedes.

Rosberg está convencido de que ele não fez nada de errado. “Eu estava ciente da situação e vi Lewis chegando mais perto, então eu fui para a ação habitual de um piloto que é fechar a linha de dentro e fechar a porta o mais cedo possível”, afirmou. “Eu deixei muito claro que eu não iria deixar qualquer espaço por dentro e fiquei muito surpreso por ele ter tentado de qualquer maneira”.

Mas ao mesmo tempo em que oferecia suas desculpas para a equipe Mercedes, Hamilton forneceu uma versão muito diferente de como ele analisou o incidente. “Vindo da curva 3 e ele tinha uma potência reduzida, basicamente, porque ele tinha cometido um erro e começou na regulação errada do motor”, disse ele.

“Antes da corrida, temos que escolher a configuração de motor e há apenas uma, potência máxima, e ele não tinha partido para isso. Então, eu o estava alcançando e ele não estava na linha de corrida. Como um piloto, quando você está 17 km/h ​​mais rápido, você tem que aproveitar a brecha”, concluiu Hamilton.

EB - www.autoracing.com.br

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