F1 – Mercedes está invicta na Rússia por mais de 100 anos

terça-feira, 25 de abril de 2017 às 17:37
Georgy Suvorin - Benz 29/60 PS

Georgy Suvorin – Benz 29/60 PS

A primeira corrida a ter o título de “GP da Rússia” foi realizada em 1913 em São Petersburgo, com a vitória do piloto local Georgy Suvorin guiando um Benz 29/60 PS (Benz, no futuro Mercedes-Benz).

No ano seguinte uma nova corrida foi realizada, com o alemão Willy Scholl vencendo ao volante de um Benz 55/150 HP. Adicionado ao sucesso de Lewis Hamilton e Nico Rosberg nos três GPs da Rússia disputados neste século, a Mercedes pode reivindicar estar invicta no GP da Rússia por mais de cem anos!

Depois de 1914, as tentativas de ter uma corrida de F1 na Rússia remontam ao início dos anos oitenta, quando Bernie Ecclestone tentou realizar uma corrida de rua em Moscou, que chegou a figurar no calendário provisório de 1983. O não apoio do Soviet Supreme arruinou a corrida, mas isso não impediu o sonho de Bernie de um GP em Moscou, com uma proposta para construir uma nova pista de corrida no Aeródromo de Tushino perto de Moscou, anunciada em 1987, embora este projeto também não tenha se materializado.

Depois, com a União Soviética entrando em colapso total no fim dos anos 80, as chances de um GP na Rússia desmoronaram. O sonho de manter uma corrida persistiu, mas a falta de recursos financeiros impediu qualquer sinal tangível de uma corrida acontecer.

Na década de 2000, e as tentativas de finalmente trazer um GP para a Rússia se intensificaram, com Moscou e São Petersburgo disputando um lugar no calendário da F1. Em Moscou, havia planos em 2000 de desenvolver uma nova pista na Ilha Nagatino no rio Moskva, que foram apoiados pelo prefeito de Moscou, mas acabou por fracassar novamente por falta de dinheiro.

Finalmente em 2010, Ecclestone fechou um acordo com Putin para organizar um GP da Rússia na cidade de Sochi para 2014. O acordo não teria sido possível sem o apoio pesado de Putin, e Hermann Tilke foi trazido para projetar uma pista na cidade olímpica de Sochi, e em 2014 nós tivemos finalmente o que pode ser chamado de terceiro GP de Formula 1 na Rússia depois de 100 anos!

E assim como havia acontecido em 1913 e 1914, a Mercedes venceu em 2014, 2015 e 2016. Vencerá no próximo domingo conseguindo manter sua invencibilidade que já dura mais de 100 anos, ou a Ferrari finalmente vai acabar com essa festa centenária?

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.