F1 – Mercedes advertida pelo falso pitstop em Silverstone

quinta-feira, 9 de julho de 2015 às 13:49

Pitstop da Mercedes

As equipes de F1 foram advertidas para não repetir as tentativas da Mercedes para enganar a Williams durante o GP da Inglaterra com um falso pitstop.

Tendo perdido a liderança para as Williams de Felipe Massa e Valtteri Bottas durante o stint de abertura da corrida em Silverstone, a Mercedes tentou provocar uma reação na equipe britânica enviando seus mecânicos ao pitlane para simular uma parada iminente, apenas para Nico Rosberg e Lewis Hamilton continuarem na pista.

Toto Wolff admitiu mais tarde que foi uma manobra deliberada – que provou ser mal sucedida de qualquer maneira – pois imediatamente sua esposa e piloto de testes da Williams Susie Wolff aparentemente lhe enviou uma mensagem perguntando “você pensa que pode nos enganar?”

No entanto, a jogada fez levantar questões sobre sua legalidade, após um endurecimento das regras relativas às pessoas no pitlane quando não são necessárias, com os regulamentos afirmando que o ‘pessoal da equipe somente é permitido no pitlane imediatamente antes de trabalhar em um carro e deve se retirar assim que o trabalho estiver completo’.

Foi uma indiscrição que não escapou ao diretor de corrida, Charlie Whiting, que emitiu uma advertência para a Mercedes pela infração e vai falar com as equipes na Hungria para informar que não será tolerado daqui para frente.

“Ir para o pitlane como foi feito, ou seja, sem motivo válido, não é permitido, e estaria provando que foi uma clara violação”, disse Whiting. “Eu vou falar com todas as equipes sobre isso e avisá-los que vamos querer ver e ouvir evidências de que eles tinham realmente a intenção de parar”.

“Naquele momento, o que a Mercedes fez estava certo, já que ninguém sabia que eles não iam realmente parar. Na verdade nós ainda não sabemos”.

“No entanto, tendo em conta o fato de serem acusados de terem dito que era uma parada ‘falsa’, eles podem ter se colocado em posição de serem punidos”.

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.